A missão de ensinar

No mês de outubro, dedicado especialmente as missões, a Igreja faz memória de Santa Teresa d’Ávila (15/10), reconhecida como patrona dos professores. Santa Teresa é uma fonte de inspiração para muitos dada a sua profunda mística, espiritualidade, saber e conhecimento que a fez ser proclamada doutora da Igreja Católica.   A missão de um educador é algo nobre, pois por meio daquele que é confiado diferentes saberes, muitos aprenderam conhecimentos para toda a sua vida e se tornaram pessoas realizadas. Educar é iniciar processos (Cf. CF 2022, n.245) e semelhante a vida de Santa Teresa que fez uma revolução em seu tempo, a educação também proporciona uma significativa transformação na vida do ser humano. Falar da educação é afirmar sua importância na autonomia do sujeito. A escola contribui muito nessa tarefa e o professor tem papel primordial nesse assunto. De fato, o caminho da vida é permeado por estas relações sociais e espirituais, nas quais se entrelaçam e integram o indivíduo de forma plena. Santa Teresa desejou esta profunda integração humana.

Ao falar ainda sobre a temática da Campanha da Fraternidade de 2022, a missão de “falar com sabedoria e ensinar com amor” (Cf. Pr 31,26) deve ser tarefa de todos, e em grande parte, a escola colabora nesta atividade. Um corpo docente desempenha uma verdadeira revolução na vida de cada estudante com o suporte de políticas públicas adequadas ao desenvolvimento de cada indivíduo. Povos que valorizam a educação conseguem dialogar com muito mais facilidade e são capazes de humanizar suas relações. Santa Teresa viveu seu caminho de perfeição buscando encontrar em Deus o único motivo para sua vida. A escola deseja aos seus educandos a plena realização de tantos sonhos que cada estudante carrega em seu interior. Jesus ensinou seus discípulos a serem boas pessoas, a amarem uns aos outros e a serem propagadores desse amor. A missão do Reino é espalhar a salvação e esta acontece oportunizando condições dignas em todas as perspectivas possíveis do viver. É preciso escutar a vontade do Senhor! Que em tempos tão complexos, sejamos capazes de aprender com Jesus o que de fato, faz de todos filhos do mesmo Pai.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALETEIA. Quem são os santos padroeiros dos professores? 2019. Disponível em:  https://pt.aleteia.org/2019/10/15/quem-sao-os-santos-padroeiros-dos-professores/. Acesso em 13 Out. 2022.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. 1 ed. São Paulo: Paulus, 2002.

CNBB. Campanha da Fraternidade 2022. 1 ed. Brasília, CNBB: 2021.