3 de novembro de 2018

Campanha Diocesana Para o Dia Mundial Dos Pobres


Graça e Paz!

No Salmo 34,7 está escrito: “Este pobre clama e o Senhor o escuta“. Suas palavras ecoam em nossa atualidade. A Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura com sede em Roma, divulgou o relatório sobre a fome no mundo no último dia 11/09: a fome aumentou pelo terceiro ano consecutivo, principalmente na África e América do Sul. No mundo todo, 821 milhões de pessoas estão famintas. A instituição alerta que neste ritmo será difícil atingir o objetivo de erradicar a fome no mundo em 2030.

Esta e outras condições de sofrimento e marginalização estão presentes em nossa Diocese e em outros lugares do país. Os que vivem nessas condições, habituamos a designar com o termo genérico de “pobres”.

Em sua mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, o papa Francisco alerta e convoca: “Não amemos com palavras, mas com obras”. Assim, fomos motivados a incluir esta data no calendário de nossas atividades diocesanas, como fez a Igreja em todo o mundo. Neste ano, o Dia Mundial dos Pobres será celebrado no dia 18 de Novembro.

Estando em contato com as necessidades e projetos da Cáritas Diocesana; ouvindo o Colégio dos Consultores, Vigários Forâneos e Conselho Presbiteral, achei por bem realizar um gesto concreto de amor e solidariedade aos pobres denominada de: CAMPANHA DIOCESANA PARA O DIA MUNDIAL DOS POBRES.

Ela acontecerá no dia 18 de novembro em todas as Comunidades da Diocese. Será destinada: à Cáritas Diocesana, que desenvolve diversos projetos sociais e ambientais, e às Dioceses de Floriano (PI) e Crateús (CE) que passam por diversas dificuldades no momento. Será esta a nossa ajuda a estas Igrejas Irmãs que tem como Bispos Dom Edivalter Andrade e Dom Ailton Menegussi, filhos da Diocese de São Mateus. Todas as ofertas que estiverem ou não no envelope neste domingo, exceto o dízimo, serão para esta finalidade.

Convoco a todos supracitados, especialmente os Párocos e Vigários, para que ajude a promover esta campanha de solidariedade e compromisso com a vida.

São Mateus. Rogai por nós.

Unidos em Cristo!

     DOM PAULO BOSI DAL’BÓ
BISPO DIOCESANO

Logo-Santuario