12 de julho de 2017

Carta de saudação de dom Paulo Dal’Bó ao povo da Diocese de São Mateus


“Eu vim para servir” (Mc 10,45) 

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo Jesus,

Paz e bem!

Com grande surpresa, mas, ao mesmo tempo, com muita alegria e encantamento, aceitei o chamado de Deus e do Santo Padre, o Papa Francisco, nomeando-me como Bispo Titular da Diocese de São Mateus (ES).

Confiando na força, ação e presença do Espírito Santo, agradeço ao Senhor nosso Deus por ter concedido esta graça de enviar-me para tão nobre missão. Em meio a orações e inquietações, não tive outra resposta a não ser: “Eis que venho, Senhor, para fazer a vossa vontade” (Hb 10,9). Como sucessor dos apóstolos, entrego-me com humildade, espírito de serviço e comunhão para o exercício do meu múnus apostólico nesta Diocese, conforme o coração do Cristo Bom Pastor.

Coloco-me de coração aberto e disponível para fazer parte da caminhada diocesana, esperançoso de conhecer primeiramente a realidade, servir, evangelizar e juntos traçarmos um rosto pastoral que seja o sonho e a conquista de todos. Daremos continuidade à belíssima caminhada pastoral que traz em sua identidade a marca e a vitalidade de Comunidade Eclesial de Base.

Saúdo e agradeço a todos que fizeram e fazem parte dos 57 anos de história nesta Diocese: aos bispos (Dom José Dalvit, Dom Aldo Gerna e Dom Zanoni Demettino Castro); aos administradores diocesanos nos períodos de vacância (de modo particular o atual, Padre Aldir Roque Lóss), aos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados e vocacionadas, leigos e leigas, irmãos e irmãs de outras denominações religiosas e a todas as autoridades constituídas.

Coloco-me sob a proteção de São Mateus e da Virgem Mãe, Nossa Senhora da Saúde, a missão a mim confiada, no desejo de exercer o meu ministério episcopal de forma plena, em favor do Povo de Deus presente nesta Igreja Particular de São Mateus.

Que o Senhor nosso Deus derrame sobre todos bênçãos e graças.

Envio também a todos a minha bênção.

21 de outubro de 2015

Dom Paulo Bosi Dal’Bó

Bispo da Diocese de São Mateus