São Mateus-ES, 14 de agosto de 2020.
Aos Presbíteros, Diáconos, Religiosos e Religiosas e todo Povo de Deus
No site da CNBB, há um convite para que todas as Dioceses assumam o compromisso de tocar os sinos das Igrejas amanhã, 15 de agosto, às 12h, em solidariedade às famílias, reverência ao trabalho dos profissionais de saúde atuando na linha de frente no combate ao novo Coronavírus e em memória das 105 mil vítimas da Covid-19.
Esta é uma ação que está dentro da programação do DIA DE ORAÇÃO PELA VIDA E PELO BRASIL, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB). Neste sábado, a CNBB vai conectar a Igreja no Brasil em um dia inteiro de Oração pela vida e pelo Brasil, das 6h às 21h. Os momentos de oração poderão ser acompanhados pelas redes sociais da CNBB e também pelos canais de TV de inspiração católicas do país. No hot site, lançado pela Conferência, é possível acompanhar a programação que inclui oração da manhã, oração do Ângelus e da noite, missas, celebrações e lives sobre o Pacto pela Vida e Pelo Brasil,
Segundo o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portela Amado, a conferência organizou este dia para unir toda a Igreja no Brasil em torno da oração como forma de contribuir para a superação do quadro tão triste da pandemia e do avanço do coronavírus no Brasil e também para reforçar sua atuação em torno do Pacto pela Vida e pelo Brasil[1], construído em parceria com um conjunto de organizações da sociedade brasileira.
Abaixo, encontramos a Programação do Dia de Oração pela Vida e Pelo Brasil. Ela pode ser acessada e compartilhada pelo hot site: https://www.cnbb.org.br/diadeoracaopelobrasil/. A Rede Vida de Televisão transmitirá duas missas uma às 9h, com o cardeal dom Orani Tempesta, do Rio de Janeiro, e outra às 15h, no Santuário Mãe de Deus, em Santo Amaro (SP), com dom José Negri.
Neste DIA DE ORAÇÃO PELA VIDA E PELO BRASIL, convido a todos para que ao meio dia (12:00 – horário onde os ponteiros apontam para o infinito), toquem os sinos em todas as Igrejas, onde for possível. Neste mesmo horário, CONCLAMO também a todos os fiéis, ou quem puder, num espírito de comunhão e de unidade, além de acompanhar a programação da CNBB, pararem o que estiverem fazendo e rezarem o Santo Terço em memória das 105 mil vítimas da Covid-19. Os fiéis de outras denominações religiosas também são convidados a rezarem conosco as orações próprias de sua profissão de fé, seguindo as orientações de seus líderes religiosos.
Estejamos unidos em oração e na defesa da vida, como dom e compromisso.
Fraternamente!
[1] Mais informações sobre o Pacto pela Vida e pelo Brasil: https://www.cnbb.org.br/no-dia-mundial-da-saude-cnbb-assina-pacto-pela-vida-e-pelo-brasil/
