Aconteceu entre os dias 11 e 12 de Julho de 2015, na comunidade São Pedro em Imburana da paróquia São José Operário em Ecoporanga (ES), a I Jornada Diocesana da Juventude Missionária da Diocese de São Mateus. O Encontro foi inspirado na Jornada do Jovem Missionário das Pontifícias Obras Missionárias. Neste encontro os jovens foram convidados a vivenciar o tema ‘Missionariedade, Serviço e Martírio’, juntamente com o lema “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga (Mc 8, 34).
Durante o sábado (11), o encontro foi iniciado com momentos de grande animação e acolhida que foi seguido de orientações para visitas missionárias às famílias, que aconteceram na tarde de sábado.
Os jovens da Diocese, descreveram a importância deste momento de missão no encontro:
“O encontro em Imburana foi um momento inesquecível, de fé, oração e interação entre os jovens de outras paróquias. O momento de visita às famílias é para mim o mais importante, pois é um momento para conhecermos as famílias de Imburana, estas muito acolhedoras, para que assim possamos levar a palavra, o amor de Deus e o ardor dos jovens missionários. Desde já muito obrigado por todas as pessoas de Imburana que ajudaram na organização deste belíssimo encontro e as famílias que nos acolheram em suas casas. Vou embora querendo mais. Que a paz do Senhor esteja com todos vocês. Jovens Missionários, sempre solidários”.
(Râyni Maíki – Paróquia São Marcos em Nova Venécia)
O encontro foi muito legal, ao interagirmos com as pessoas que não conhecíamos e a acolhida nas casas que visitamos proclamando a palavra de Deus e de despertar o carisma no coração de cada Jovem Missionário”.
(Kaylan Bettim Ton – Paróquia São Cipriano em Jaguaré)
Ainda no sábado, o início das atividade da noite aconteceu com a oração do Terço Missionário na Praça do patrimônio na comunidade acolhedora. A ideia é que após realizar as missões os jovens alimentem sua espiritualidade missionária com a oração. A oração do terço contou também com a presença da comunidade que sentiu-se cativada com o encontro e participou ativamente do momento. A oração foi seguida de uma noite cultural entre os jovens e a comunidade com quadrilha, confraternização entre outros.
“O encontro está sendo ótimo, pois estamos vivenciando e aprendendo mais sobre o nosso carisma missionário. Estamos também conhecendo novos jovens, jovens de fé que se pode confiar que nos ajudará a evangelizar novos jovens! O que chamou a atenção também foi a quadrilha missionária na noite cultural, com pessoas animadas e a comunidade”.
(Luiz Alberto Dal’Col Stingel – Paróquia São José Operário em Ecoporanga)
No domingo (12), após a oração da manhã, os jovens receberam formação sobre o material da Jornada do Jovem Missionário, iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias (POM), através da Propagação da Fé, da qual a Juventude Missionária faz parte. Também foram discutidas diretrizes para fortalecimento e desenvolvimento de atividades dos grupos da Diocese e do próprio carisma e espiritualidade missionária destes grupos.
Sobre o momento de formação, uma das assessoras de grupos presente no encontro destacou:
“O encontro foi extremamente proveitoso principalmente pelo fato de despertar no jovem missionário o carisma missionário – sendo fiel à sua raiz que é o próprio Cristo – aquele que vai ao encontro onde estiver sem importar o lugar – A animação é fundamental também, como assessora oriento que o próximo já tenha esta equipe. É preciso passar a alegria de servir no coração do Missionário. Deus abençoe nossa Juventude animada”.
(Marilse Firmes Martins – Paróquia São Mateus)
Do mesmo modo, uma jovem confirma:
“O encontro foi animado, dinâmico, com palestras de fácil entendimento e com o cronograma bem elaborado. O que mais gostei foi da animação em geral e da missão que foi bem organizada”.
(Marina Freitas Fonseca – Paróquia Santo Antônio em SãoMateus)
A tarde de domingo, contou com um momento especial. Foi realizada pelos participantes do encontro uma caminhada pelas ruas, em memória dos Mártires, inclusive os Mártires da Diocese. Durante o percurso, eram feitas paradas onde se contava a história de alguns desses Mártires. Entre eles destacamos Irmã Doroty, Pe. Ezequiel Ramin, Dom Oscar Romero e os Cristãos Coptas.
O encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo pároco da Paróquia São José Operário Frei Arineu Mozer Macedo e animada pelos jovens, com a presença da comunidade.