Notícias

15 de outubro de 2017

Diocese de São Mateus ganha um novo presbítero: Pe. André Masarim


Diante de uma multidão que lotou o ginásio poliesportivo de Nova Venécia, pe. André Luciano Masarim foi ordenado presbítero no último sábado, 14 de outubro, pela imposição de mãos de Dom Paulo Bosi Dal’bó. Estiveram presentes os familiares do – agora – padre André, seminaristas, religiosas e o clero de nossa diocese, bem como representantes das outras dioceses da província eclesiástica do Espírito Santo.

A ordenação teve como lema “Em atenção a tua palavra, vou lançar as redes” (Lc 5, 5).  Dom Paulo em sua homilia recordou a todos que “avançar para águas mais profundas requer sensibilidade em navegar a lugares conhecidos, mas também a lugares desconhecidos. Uma vez, ao entrar no mar, não sabemos, dependendo das ondas, para onde vamos. Lugares que poderão ser oásis de prazer na missão, mas também de frustração e inquietação, dependendo do resultado da pesca” e complementou “obedecer e ter coragem de lançar as redes significa estar preparado para o resultado da pesca”.

Após a imposição de mãos de Dom Paulo e do clero presente, os irmãos de André apresentaram as suas novas vestes, e Pe. Enizael Souza ajudou-o a vestir-se. Em seguida, Pe. Enizael o acolheu em nome do clero diocesano, recordando que na época em que André entrou para o seminário comboniano ele também estava lá para acolhe-lo.

Ao final da liturgia eucarística, pe. André, que estava visivelmente emocionado, agradeceu a todos os presentes, sua família e todos os que o ajudaram em sua caminhada. Relembrou os missionários combonianos, que o acolheram no seminário comboniano no ano 2000, a Diocese de São Mateus e seus bispos que o acolheram no seminário diocesano e finalizou pedindo que todos rezassem juntos a oração do “Glória ao Pai”.

André foi o primeiro presbítero ordenado no ano jubilar diocesano. O próximo será o diácono Maickon Montovanelli, que será ordenado no dia 11 de Novembro em São Gabriel da Palha.

Clique aqui para ver as fotos da ordenação presbiteral do pe. André.