Comunicadores católicos se reuniram em São Mateus para Primeiro Mutirão Diocesano.
Após anos de espera, aconteceu nos dias 03 e 04 de setembro, o Primeiro Mutirão de Comunicação, promovido pela Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Diocese de São Mateus. Comunicadores católicos de várias cidades e paróquias do Norte do Espírito Santo se reuniram para momentos de integração, formação e espiritualidade.
O encontro, que foi realizado pela primeira vez na diocese, aconteceu num período pós pandemia, onde os desafios de comunicar estão cada vez mais presentes, inclusive no meio eclesial. O Papa tem insistido na sinodalidade da Igreja, que foi o norte de todo o encontro, pois uma Igreja sinodal, segundo Francisco, é aquela que “caminha junto”, aproximando leigos, religiosos, padres e bispos em uma missão contínua de difundir o Evangelho, e isso, sem dúvidas, é o papel inicial de qualquer comunicador: a aproximação de Deus com seu povo.
Os comunicadores participaram de palestras, workshops, oficinas, momentos de oração, desde a tarde do sábado (03), conduzidos por Padre Patric Wanderley, assessor eclesial da PASCOM na Diocese de São Mateus; Marcus Tullius, Coordenador Nacional da PASCOM; e Franklin Machado, Coordenador da PASCOM no Regional Sul 4 da CNBB.
Já no Domingo (04), os participantes aprenderam na prática as atividades de um agente da PASCOM, instruídos por membros da própria pastoral na diocese, e também pela jornalista Serly Santos e pelo contador e advogado Ronaldo Massucatti, que trouxeram suas experiências profissionais, contribuindo na formação de todos os comunicadores presentes.
Foram com essas palavras que a coordenadora diocesana, Indihane Terra, descreveu o Muticom:
“Uma experiência satisfatória e muito rica, tanto para a coordenação diocesana, quanto para os agentes da pastoral em suas respectivas paróquias de atuação. Em especial neste período, que para muitas paróquias tem sido de realinhamento dos trabalhos e busca de novas ações pastorais. Acredito que o Muticom reacendeu a chama da ação pastoral, orientou e animou a ação dos agentes”, relatou Indihane, que há 1 ano e 6 meses coordena a PASCOM na Diocese de São Mateus.
Caso você queira fazer parte ou ter mais informações sobre a Pastoral da Comunicação, procure sua paróquia ou entre em contato em nossas redes sociais.
PASCOM EM MOVIMENTO
Um momento importante no evento foi a participação do nosso bispo diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, que apresentou um pouco das reflexões da 59ª Assembleia Geral da CNBB e falou sobre os próximos desafios da PASCOM na Diocese de São Mateus. Durante a sua participação, Dom Paulo compôs um hino especialmente para a Pastoral da Comunicação.
“O espírito do encontro me levou a compor esta música. Uma música curta, objetiva e bem direta, indicando de fato, o que a gente pretende com a nossa PASCOM. Uma PASCOM em movimento, como a letra diz, é evangelização e comunicação” disse Dom Paulo.
Veja o vídeo gravado ao vivo, voz e violão, da música composta por Dom Paulo durante o Mutirão de Comunicação:
LETRA – PASCOM EM MOVIMENTO (Dom Paulo Bosi Dal’Bó)
Comunicar é falar de amor, evangelizar é comunicação.
Falar de Jesus e da Igreja em missão. PASCOM em movimento é comunicação.
Somos Igreja, somos missão, PASCOM em movimento, evangelização.
Somos Igreja, somos missão, PASCOM em movimento é comunicação.