Nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2019, nosso Bispo Dom Paulo, o clero, as religiosas e os religiosos, seminaristas, leigo e leigas de nossas pastorais, movimentos e serviços, estiveram reunidos em São Mateus para a realização da 21ª Assembleia Diocesana de Pastoral.
Esta Assembleia possui uma particular importância em nossa caminhada histórica, pois é fruto do trabalho que teve início com a celebração dos 60 anos de instalação de nossa Diocese de São Mateus. Na ocasião, todas as famílias de nossas comunidades receberam a vista da imagem peregrina de São Mateus. Junto a esta visita, foram também alguns questionários que foram respondidos, partindo do âmbito da casa e passando pela comunidade, paróquia e forania. Estes questionários resgataram os elementos que foram essenciais para a construção do Plano Diocesano de Pastoral que foi finalmente discutido em Assembleia. Portanto, um trabalho que, como afirmou Dom Paulo, não parte de cima, mas desde a casa de nossas famílias.
Deste processo bonito de revisitar nossa história e de escutar os clamores das famílias, das comunidades, paróquias e foranias, e em comunhão com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), foram estabelecidas as quatro Prioridades da nossa Pastoral Diocesana:
- FORMAÇÃO BÍBLICA, CATEQUÉTICA E LITÚRGICA EM VISTA DA INICIAÇÃO CRISTÃ;
- A MISSÃO E A COMUNHÃO NA IGREJA DIOCESANA;
- CARIDADE: A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS;
- FAMÍLIA E JUVENTUDE: LUGARES DO ENCONTRO E DA MISSÃO.
Durante a Assembleia, as prioridades foram discutidas em grupos pastorais afins, firmando o planejamento estratégico com objetivos, estratégias e planos de ação para os próximos anos (2020-2023), em seguida as propostas foram confirmadas em grupos por foranias. O próximo passo será a elaboração do Calendário Diocesano e do Plano Diocesano de Pastoral, recolhendo todo o discutido nesta Assembleia, a cargo do Secretariado Diocesano de Pastoral.
Este momento de comunhão e planejamento de nossa Igreja Diocesana foi um verdadeiro Kairós, um tempo especial da graça do Senhor em nossa Igreja particular. A Assembleia foi permeada pela oração, adoração e confiança na condução do Espírito Santo neste trabalho.
A Santa Missa na Catedral, no domingo, dia 10/11, coroou os trabalhos da nossa Assembleia. Nela foram apresentados os novos vigários foraneos, eleitos para o próximo quadriênio. São eles: Pe. João Batista Vieira, na forania Mineira; Pe. Fernando Forza, na forania capixaba; Pe. Romário Hastenreiter, na forania baiana; e Pe. Edvaldo Luís Klippel, na forania praiana. Também foram apresentadas as novas coordenações e assessorias eclesiásticas para as diversas pastorais diocesanas.
Confiantes na graça de Deus, convidamos toda a Diocese a rezar por este novo Plano de Pastoral, de modo que, guiados pelo Espírito Santo, nos dediquemos com coragem e espírito renovado à nossa missão de evangelizar.