Notícias

22 de fevereiro de 2018

Dom Paulo instala nova paróquia neste sábado em São Mateus


Publicado por: Pascom


O bispo Dom Paulo Dal’Bó presidirá sábado, às 19h, a cerimônia de instalação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a 24ª da Diocese de São Mateus e a quarta no território mateense. Conforme Dom Paulo, a nova paróquia terá como referencial a Comunidade Eclesial de Base (CEB) Santo Frei Galvão, localizada no Bairro Jaqueline, e contará com 15 CEBs desmembradas da Paróquia de São Mateus.

Às 18h, fieis sairão da Antiga Catedral de São Mateus, levando a imagem da Padroeira em carreata até a Comunidade-Referencial Santo Frei Galvão.

“Pesquisando a história da Diocese, descobrimos que o povo mateense já tinha devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, pois moças daqui iam estudar num colégio em Vitória que levava o nome da santa. No passado padres trouxeram uma imagem dela para cá e que está até hoje na antiga Catedral” – explicou Dom Paulo. De acordo com ele, a imagem será restaurada e transferida para a matriz da nova paróquia.

Na mesma cerimônia, o bispo Dom Paulo dará posse ao primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, o padre Vagner Carini. Com 37 anos de idade, ele é natural de Jaguaré e foi ordenado em 21 de novembro de 2009.

O padre Vagner acumulará a função de formador do Seminário Menor São João XXIII, que este ano conta com 16 seminaristas. A festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora será comemorada todos os anos no dia 24 de maio.

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora será instalada em cerimônia às 19h na própria comunidade-referencial Santo Frei Galvão, cuja ainda está em obras.

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora será composta por 15 comunidades desmembradas da Paróquia de São Mateus. Futuro pároco, o padre Vagner Carini afirma que recebe a nova missão “com muita felicidade”.

Compõem a nova paróquia as comunidades de de Santo Frei Galvão (referencial, localizada no Bairro Jaqueline), Nossa Senhora da Saúde (Park Washington), Sagrado Coração de Jesus (San Remo), Nossa Senhora Aparecida (Nova Conquista), Santa Bárbara (Forno Velho), Padre Ezequiel (Morada do Ribeirão), São Benedito (Rodocon), Nossa Senhora da Penha (Esplanada/Seac), São Sebastião (Estiva), Santa Terezinha (Nova Era), Espírito Santo, Santa Luzia (Rio Preto), Bom Pastor (Piqui), São Sebastião (Paulista) e São Cristóvão (Rancho de Telha).

 

De acordo com o padre Vagner, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora abrangerá também a capela instalada na sede da Associação Nova Esperança, fundada pelos missionários italianos Luigia Bordoni e Egidio Bordoni, na década de 1960.

“Fico feliz de, a partir de agora, desenvolver novamente meu ministério junto ao povo, pois estava apenas como formador do seminário”, disse o padre Vagner. Antes, porém, ele foi pároco em Vila Valério e Águia Branca.

 

Por: Junior Gaigher