Notícias

18 de julho de 2017

Jaguaré sedia o XV Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária


Aconteceu neste fim de semana, nos dias 14, 15 e 16 de Julho, em Jaguaré, o XV Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e o XII Encontro Estadual de Assessores. Este Congresso é realizado a cada dois anos e conta com a participação dos coordenadores, assessores, crianças e adolescentes dos grupos da IAM de todo o estado.

O Congresso teve como tema: “Com Maria, ‘rainha’ da criação, tornar Jesus conhecido e amado”, e o lema: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Visando chamar a atenção para a missão de cuidadores zelosos da Casa Comum, com uma inspiração Mariana, por ocasião da celebração do Ano Nacional Mariano, o Congresso objetivou principalmente o reestudo da metodologia da IAM e o reforço na comunhão entre todos os grupos da IAM no estado do Espírito Santo. A assessoria do encontro foi feita pela Ir. Patrícia Souza, secretária nacional da IAM

Iniciado na sexta feira, dia 14, foram feitas a acolhida das representações das quatro dioceses do estado (Cachoeiro, Vitória, Colatina e São Mateus). Em seguida a oração inicial refletiu o tema e o lema do Congresso, culminando com a realização de um primeiro gesto concreto: a doação de roupas, feita pelas crianças dos grupos da IAM do estado, destinadas à Caritas Paroquial de Jaguaré, para a realização de um bazar solidário. Por fim, a coordenadora estadual da IAM, Gabriela Nass, fez uma breve apresentação dos desafios do Congresso. No sábado, dia 15, seguiu-se os trabalhos de formação e estudos, com os grupos separados: o Encontro de Assessores, sob a assessoria da ir. Patrícia, e o Congresso da IAM, com os coordenadores de grupo, sob a assessoria da menina Lorena Malacarne, da paróquia de Guriri, com a colaboração do jovem Solivan da juventude missionária da Diocese de São Mateus. O segundo dia de trabalhos encerrou-se  com a oração do terço missionário e com uma noite cultural na comunidade Santo Agostinho. No domingo, a missa de encerramento presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Paulo.

Dom Paulo escreveu uma oração e compôs o hino “Mãe Missionária” para este Congresso. Durante a sua passagem pelo encontro, interagiu com os participantes e apresentou a todos como foi a composição desta canção que marcou também o encontro. Muita animação, alegria, formação e interação entre as dioceses deram o rosto a este Congresso.

O cuidado com a Casa Comum foi o segundo gesto concreto. Durante todo o encontro, evitou-se o uso dos descartáveis com a distribuição de copos individuais, e ao fim da missa de encerramento, mudas de árvores nativas foram entregues a cada um dos mais de 200 participantes, para que fossem plantadas em suas casas ou propriedades.

Ao fim de todo o trabalho, foi repassada a missão do próximo Congresso para a  Diocese de Colatina. O XVI Congresso Estadual será realizado em 2019.