Notícias

7 de julho de 2018

Pastoral da Juventude promove encontro diocesano


Publicado por: Pascom


Nos dias 30 de junho e 01 de julho a Pastoral da juventude da diocese de São Mateus esteve reunida no centro diocesano (CEDI), em São Mateus, refletindo e rezando o tema: “Para ser Igreja saída é necessário saber que igreja sou eu” e o lema: O único evangelho que muitas pessoas vão ter é nosso exemplo de vida.” (Dom Helder Câmara), a luz do evangelho de Lucas: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano da graça do Senhor.” (Lc 4,16-19).

O encontro de formação começou no sábado às 13h, onde foi trabalhado de forma bem dinâmica/prática a dimensão de psicoafetiva, da formação integral da pastoral da Juventude. Esse momento contou com a colaboração de Letícia Peluzio Scardini e do Sidélio Oliveira, que conduziram o momento com músicas e fatos que ajudaram os jovens a pensarem em sua caminhada.

Durante a noite houve momentos de oração, espiritualidade e o lançamento da campanha nacional. A noite foi encerrada com a noite cultural, com uma animada festa junina, com quadrilha, comidas típicas e muita música.

No domingo pela manhã, os jovens participaram da Santa Missa na catedral diocesana, e em seguida, a irmã Lizete Cunha (paróquia de Ponto Belo/Mucurici) conduziu o momento de reflexão com a iluminação bíblica: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano da graça do Senhor.” (Lc 4,16-19).

Na sequência foi formada uma bonita mesa com mulheres de diferentes realidades, para a abertura da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra Mulher, essa mesa contou com a presença de Jassiara Santos, da comissão regional de assessores da pastoral da juventude do leste 2; Ana Késia Silva Santos, antiga pejoteira, atualmente vereadora no município de Pedro Canário; Cristiane dos Santos Marcelino Jorge, pastora na Igreja Batista Sião em São Mateus; e a jovem Ana Paula Ferreira Augusto, coordenadora da pastoral da juventude da paróquia de vila Valério, secretária da forania capixaba e conselheira tutelar. Esse time de mulheres, cada uma com sua experiência, ajudaram a lançar a campanha em grande estilo, vendo alguns dos tantos espaços em que as mulheres sofrem preconceito, mas também a pensar na luta por igualdade, respeito, no empoderamento feminino e em uma nova masculinidade. Contamos ainda com a presença do diácono Edson, que acompanhou o encontro, e a visita do padre André, vigário paroquial da paróquia São Mateus.

A pastoral da Juventude agradece o apoio de todos que de alguma forma colaboraram para esse encontro, de grande importância na evangelização dos jovens.