Notícias

6 de Março de 2018

Projeto desenvolvido pela Cáritas preserva e recupera nascentes na diocese

Cobertura vegetal permite que água da chuva penetre no solo e chegue até os lençóis freáticos. Mais de 300 mudas foram plantadas em uma propriedade rural de Jaguaré.


Publicado por: Pascom


Através do plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas, um projeto desenvolvido pela Cáritas Diocesana de São Mateus, tem preservado e recuperado nascentes em municípios do Espírito Santo.

Neste final de semana, vários voluntários ajudaram no plantio de 300 mudas em uma propriedade rural de Jaguaré, onde a nascente secou. “Aqui onde a gente está hoje era sempre cheio de água, a gente via peixes, vinha gente pescar aqui. Com o passar do tempo foi baixando, e a gente achava que era normal”, lembrou o produtor rural Sérgio Roberto Monteiro.

Com o plantio das mudas, é feita uma cobertura vegetal no espaço. Ela permite que a água da chuva penetre no solo, alcance os lençóis freáticos e alimente as nascentes. O projeto “Plantando Água e Colhendo Vidas” é desenvolvido em sete municípios do Norte e Noroeste do Estado.

“A motivação é o cuidado com a causa comum. Nos sentimos responsáveis por essa preservação e também pela recuperação de áreas degradadas no sentido de trazer de volta a água. Esse projeto é um motivador, uma semente plantada para que outras parcerias surjam”, explicou a coordenadora da Cáritas Diocesana, Cristiane Bronzoni. A entidade é ligada à Igreja Católica. A iniciativa é comemorada por quem depende das nascentes para o cultivo, por exemplo. “Tomara que Deus mande bastante chuva para a nascente voltar a ser o que era. Se todo mundo puder fazer isso, melhor seria”, disse o trabalhador rural Sérgio Ribeiro Monteiro.

Além da Paróquia São Cipriano (Jaguaré), o projeto também vem sendo desenvolvido pela Cáritas em outras sete paróquias de nossa diocese: São João Batista (Braço do Rio), São José Operário (Ecoporanga), São Francisco de Assis (Barra de São Francisco), Sagrado Coração de Jesus (Ponto Belo), Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Conceição da Barra), São Pedro (Vila Pavão) e na Paróquia São Mateus (São Mateus), com o projeto “Semeando a liberdade”.

Conheça os projetos desenvolvidos pela Cáritas de sua paróquia e participe!

“Cáritas, amor em movimento” (Dom Paulo)

Fonte: TV Gazeta