O Seminário Propedêutico

O Seminário da Diocese de São Mateus resultou da preocupação do primeiro Bispo Dom José Dalvit com a formação do clero autóctone. Sua primeira obra foi a construção do Seminário Diocesano João XXIII, na cidade de São Mateus, para acolher seminaristas menores. A obra foi iniciada em 17 de janeiro de 1960 e inaugurada em março de 1961 com os primeiros 36 alunos. Com o término do Concílio Vaticano II, em 1965, houve uma crise geral das vocações e o seminário foi questionado. Não havia dado frutos e acreditava-se que não daria, enquanto continuasse recebendo como candidatos crianças e adolescentes. Nos anos 68 a 70, optou-se pelo fechamento gradual do mesmo, passando a funcionar em Nova Venécia de forma bem simplificada e com outra modalidade: somente com alunos de 2º grau. Este projeto perdurou até o final do milênio, quando no início do ano 2000 houve a transferência para os fundos do antigo seminário João XXIII em S. Mateus, – hoje o CEDI – Centro Diocesano. Local agora adaptado e ampliado para o funcionamento.

Hoje, na sua maioria, os jovens que ingressam no Seminário Propedêutico possuem entre 17 e 20 anos, após a conclusão do Ensino Médio. É claro que o jovem antes de ingressar no Seminário passa por todo um trabalho de discernimento vocacional em nível paroquial e diocesano com a equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional).

Segundo o Projeto de Formação da Diocese de São Mateus, o objetivo da formação do Seminário Propedêutico é o de proporcionar ao candidato ao Seminário Maior “um tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual (PDV, 62), em vista de um melhor discernimento vocacional, tendo a dimensão humano-afetiva um lugar prioritário (DBFPIB, 56).

O Seminário Maior

O Seminário Maior São Mateus destinado aos seminaristas maiores, foi erigido pelo decreto diocesano de 09 de fevereiro de 1976; após alguns anos de funcionamento em Belo Horizonte, foi transferido em 82 para a periferia da Grande Vitória – Município da Serra, iniciando assim uma nova fase na formação do clero local, num contexto de novo despertar vocacional. Entre os anos 86 e 95 houve a experiência de duas casas independentes, uma para filosofia e outra para teologia. Contudo, o número sempre escasso de candidatos, fez com que as casas se unificassem. Os primeiros frutos desta nova fase começaram a surgir em 88 com a ordenação de um presbítero e três diáconos na inauguração da nova Catedral. Devido às mudanças de mentalidade, espaços insuficientes e reunificação das casas a equipe de formação começou a pensar, em 96, na possibilidade de uma ampliação da casa da filosofia. Porém se tornou inviável pelo fato de o terreno ser mínimo.

Tentou-se ampliar a casa da teologia mas a burocracia impediu ao ponto de se desistir desta ideia e partir para aquisição de um novo terreno regularizado e registrado e construção de um novo seminário maior. Isto se deu no fim de julho e início de agosto de 2000. É nesta fase que a Diocese se encontra neste início de milênio. O Bispo Dom Aldo, no ano jubilar dos seus 30 anos episcopais, também celebrando os 70 anos de vida, convocou toda a diocese para celebrar o ano vocacional diocesano. Escrevendo uma carta pastoral, visitando todas as paróquias, o Bispo faz sua campanha pessoalmente, convidando jovens para ingressar nas fileiras dos vocacionados.

O lançamento da Pedra Fundamental do novo seminário maior, exatamente na festa da Penha de 2001, com uma bela Romaria, marcou profundamente a vida da Igreja Particular de São Mateus; sob à bênção de Nossa Senhora da Penha. No ano seguinte, a mesma Romaria retorna a Festa da Penha e inaugura o novo prédio do Seminário Maior de São Mateus.

O Seminário Maior acolhe os jovens que passaram pelo Seminário Propedêutico e agora dão continuidade a sua caminhada vocacional fazendo os cursos de Filosofia e Teologia, dando-os uma integração nas cinco dimensões formativas do candidato à vida presbiteral: Intelectual, Espiritual, Humano-afetiva, Comunitária e Pastoral-Missionária.

O curso de Filosofia tem duração de 3 anos na Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, para firmar os alicerces deste período com a ajuda da História da Filosofia. Já o curso de Teologia é feito em 4 anos no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória. Neste processo formativo o candidato é admito oficialmente e recebe ministérios (leitorato e acolitato) que o preparam para receber as Ordens Sagradas (Diaconato e Presbiterato).

Seminaristas

Seminário propedêutico