Seminários

Seminário Propedêutico


Cidade: São Mateus – ES

Endereço: Av. João XXIII – Bairro: Boa Vista – Cep: 29930-220

FORMADOR: Padre Vagner Carini

E-mail: dsm.propedeutico@gmail.com

Página do Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009911530327


O Seminário da Diocese de São Mateus resultou da preocupação do primeiro Bispo Dom José Dalvit com a formação do clero autóctone. Sua primeira obra foi a construção do Seminário Diocesano João XXIII, na cidade de São Mateus, para acolher seminaristas menores. A obra foi iniciada em 17 de janeiro de 1960 e inaugurada em março de 1961 com os primeiros 36 alunos. Com o término do Concílio Vaticano II, em 1965, houve uma crise geral das vocações e o seminário foi questionado. Não havia dado frutos e acreditava-se que não daria, enquanto continuasse recebendo como candidatos crianças e adolescentes. Nos anos 68 a 70, optou-se pelo fechamento gradual do mesmo, passando a funcionar em Nova Venécia de forma bem simplificada e com outra modalidade: somente com alunos de 2º grau. Este projeto perdurou até o final do milênio, quando no início do ano 2000 houve a transferência para os fundos do antigo seminário João XXIII em S. Mateus, – hoje o CEDI – Centro Diocesano. Local agora adaptado e ampliado para o funcionamento.

Hoje, na sua maioria, os vocacionados que ingressam no Seminário Propedêutico possuem entre 17 e 25 anos, após a conclusão do Ensino Médio. Antes de ingressar no Seminário passa por todo um trabalho de discernimento vocacional em nível paroquial e diocesano com a equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional).

Segundo o Projeto de Formação da Diocese de São Mateus, o objetivo da formação do Seminário Propedêutico é o de proporcionar ao candidato ao Seminário Maior “um tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual (PDV, 62), em vista de um melhor discernimento vocacional, tendo a dimensão humano-afetiva um lugar prioritário (DBFPIB, 56).

Seminaristas

Almindo Chaves Couto Júnior
Douglas Sulina dos Santos
Enilson Souza Silva Júnior
Gabriel Brêda dos Santos
Heitor Azevedo Ferreira
Jadson Silva
Janderson Aparecido Lopes Conceição
Jean Carlos Bucker de Jesus
Lucas Aurélio Coslop
Mateus Esteves Rodrigues
Mateus Venâncio Pelanda
Matheus Mulini Nunes dos Santos
Pablo Antunes
Wilson Rodrigues Nascimento