São Mateus-ES, 01 agosto de 2019
“Ser Presbítero é ser humano, é ver-se menor e falar do Maior” (Dom Paulo)
Aos amados presbíteros, Dom Aldo e todo povo santo de Deus,
Onde há um presbítero, deve haver alegria, bom humor e encantamento. Cada presbítero é único, singular, uma palavra de Deus que não se repete. O presbítero porta em seu coração uma mistura de sentimentos, pois é humano, repleto de valores, mas também de fragilidades. Reconhecer-se humano é tomar consciência de suas dificuldades, noites escuras e vazias, declínio das forças em muitos momentos, mas acima de tudo, deixar transbordar no olhar e nos gestos a alegria presente no rosto de Cristo, na arte de servir e amar. Trazer para si a força do Apóstolo Paulo: “Quando eu sou fraco, aí é que eu sou forte” (2Cor 12,10).
“Ser sacerdote significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos, carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai”. (Papa Francisco). Tomar consciência que, se existe um calvário em sua vida e missão, a cruz deve ser sempre o amor, porque foi chamado do meio do povo por amor e para amar. O amor é o seu ALTAR.
O presbítero não é somente as mãos que consagram, mas a Eucaristia, que se consome no amor e na missão, conquistado pelo ideal de serviço, a exemplo do Cristo Bom Pastor e servo por amor, “que veio para servir e não ser servido” (cf. Mc 10,45).
Como é bom reconhecer, agradecer e celebrar com grande júbilo a vida e a importância de cada presbítero em nossa história, solene dádiva de Deus em nossa Igreja. Por isso, eu Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo desta Diocese de São Mateus, clamo a Deus saúde, proteção, bênçãos e graças a todos os amados filhos presbíteros e faço com amor de pai esta oração: “Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do Altar, que vos quisestes perpetuar entre nós por meio de vossos sacerdotes, fazei com que suas palavras sejam somente as vossas, que seus gestos sejam os vossos, que sua vida seja o fiel reflexo da vossa. Que eles sejam os homens que falem a Deus dos homens e falem aos homens de Deus. Que não tenham medo de servir, servindo a Igreja como ela quer ser servida. Que sejam homens, testemunhas do eterno em nosso tempo, caminhando pelas estradas da história com vosso mesmo passo e fazendo o bem a todos. Que sejam fiéis aos seus compromissos, zelosos de sua vocação e de sua entrega, claros reflexos da própria identidade e que vivam com alegria o dom recebido. Tudo isso vos peço pela intercessão de vossa Mãe Santíssima: ela que esteve presente em vossa vida, esteja sempre presente na vida dos vossos sacerdotes. Amém”.
Conclamo a todos os filhos e filhas desta abençoada Diocese de São Mateus a amarem e rezarem pelos nossos incansáveis presbíteros.
Deus seja louvado pelo seu sim. PARABÉNS pelo seu dia e obrigado por servir a nossa Igreja. São João Maria Vianney e São Mateus! Rogai por nós.
Unidos em Cristo.