São Mateus, 17 de abril de 2021.
Jesus disse: “Sou eu. Não tenham medo”. (Jo 6,20)
A Paz do Cristo Ressuscitado!
Inicio este comunicado com as palavras que o Papa Francisco dirigiu ao Episcopado brasileiro reunido na 58ª Assembleia Geral: “Queridos irmãos, ainda ressoa junto de nós o anúncio da vitória do Senhor Jesus sobre a morte e o pecado. O anúncio Pascal é um anúncio que renova a esperança nos nossos corações: não podemos dar-nos por vencidos! Como cantamos na Sequência do Domingo de Páscoa: “Duelam forte e mais forte: é a vida que enfrenta a morte. O Rei da vida, cativo, é morto, mas reina vivo!” Sim queridos irmãos, o mais forte está ao nosso lado! Cristo venceu! Venceu a morte! Renovemos a esperança de que a vida vencerá!”
Mesmo diante dos maiores sofrimentos, Jesus nos diz: “Sou eu. Não tenham medo” (Jo 6,20). Os sinais da vida que é fruto da presença do Ressuscitado estão aparentes e precisam ser descobertos por nós, seus ministros da Alegria do Evangelho. Dentre tantos, ressalto a obediência ao cuidado com a vida que nossas Comunidades têm demonstrado neste tempo difícil deixando de celebrar presencialmente o Mistério Pascal de Jesus Cristo. Todo esforço para o distanciamento a fim de preservar a vida é salutar para não perdermos mais pessoas que amamos.
Como fruto da caminhada da Igreja do Espírito Santo, também celebramos, nas alegrias pascais, a criação do Regional Leste 3 no último dia 14 de abril. Um sonho realizado fruto do suor e do trabalho de muitas mãos! A Diocese de São Mateus tem sua importante contribuição para o processo de criação deste Regional, pois sempre buscou evangelizar à luz de Jesus Cristo e em comunhão com a Igreja no Brasil. Nossa característica é a comunhão e unidade que precisamos sempre estar atentos, vigilantes e cuidadosos para que não sejam quebradas.
Diz o Papa: “Com Cristo, por Cristo e em Cristo reencontrar à ‘unidade do Espírito, pelo vínculo da paz’ (Ef 4,3). Somente assim vocês, como Pastores do Povo de Deus, poderão inspirar os fiéis católicos, mas também os demais cristãos e os homens e mulheres de boa vontade, em todos os níveis da sociedade, inclusive no nível institucional e governamental, poderão inspirar a trabalhar juntos para superar não somente o coronavírus, mas também outro vírus que há muito tempo assola a humanidade: o vírus da indiferença, que nasce do egoísmo e gera injustiça social”.
Dirijo-me a vocês também para lembrar que muitas orientações já foram enviadas para este tempo de pandemia. Algumas até repetitivas! Contudo, entendo que é necessário reproduzir algumas delas para a fixação e compreensão de todos. Estamos em um momento que as surpresas exigem respostas rápidas e que nem sempre as conseguimos dar com toda abrangência. Peço a compreensão de todos.
No dia 16 de abril, o Governador do Estado apresentou o novo Mapa de Risco que passa a valer a partir do dia 19 de abril. Assim, oriento o que segue para os próximos dias:
RISCO BAIXO E MODERADO – Realizem as Celebrações da Palavra e Missa com 30% da capacidade do local. Avaliem o retorno das atividades formativas, catequese e outros encontros a partir das orientações já encaminhadas.
RISCO ALTO – Todas as Comunidades poderão realizar as Celebrações da Palavra ou Missa com 10 a 15% da capacidade do local. Privilegiem os locais abertos e estejam atentos às orientações já apresentadas em comunhão com o Pároco e com as autoridades da área da saúde. Especialmente, aos domingos, façam a distribuição da Eucaristia após Celebrações. Obs: As Comunidades pequenas poderão ampliar a participação de todos os fiéis para celebrarem aos domingos, desde que seja feita uma avaliação do momento presente em comunhão com o pároco.
RISCO EXTREMO – Missas transmitidas pelos meios de comunicação social, apenas com a equipe de liturgia e PASCOM. Especialmente, aos domingos, façam a distribuição da Eucaristia após Celebrações.
Em caso de mudança no cenário atual, apresentaremos novas orientações.
Em comunhão fraterna e preces,