Menu

Pular para o conteúdo
  • Home
  • A Diocese
    • História
    • Clero
    • Religiosas
    • Seminários
    • Paróquias
    • A Palavra do Bispo
  • Notícias
  • Artigos
  • Pastorais e Movimentos
  • Downloads
  • Santuário
  • Contato

Ramos

Ramos

Postagens da diocese no Instagram

diocesedesaomateus

diocesedesaomateus
A Semana Nacional da Vida de 2023 busca promover, A Semana Nacional da Vida de 2023 busca promover, defender e cuidar do tema da adoção, destacando-o como um tesouro espiritual que enriquece tanto aqueles que adotam quanto as vidas que são adotadas. É uma oportunidade para refletirmos sobre o poder transformador do amor e da generosidade em nossa sociedade.

Seguindo o caminho do Santo Padre, a CNBB afirma: "O amor fraterno se expressa de mil maneiras, mas a adoção é um gesto de profundo humanismo, sensibilidade, coragem e, portanto, uma alta forma de caridade, um gesto de fineza e profundidade humanitária".

O amor é capaz de criar uma relação profundamente íntima e indiscutivelmente forte e verdadeira, mesmo não encontrando traço algum de consanguinidade, a exemplo, da relação entre Jesus e seu pai adotivo José.

A adoção enriquece a família!
Hoje nos voltamos para os Santos Anjos da Guarda, Hoje nos voltamos para os Santos Anjos da Guarda, nossos protetores.

As funções, atribuídas aos anjos pela Sagrada Escritura, são as de acompanhar o homem no caminho do bem e oferecer ao Senhor. Além das nossas orações e sacrifícios. De fato, no Batismo, todo cristão recebe, como dom de Deus, o próprio Anjo da Guarda, uma presença invisível, mas real. O anjo o acompanha e guia ao longo de toda a sua existência: é um companheiro de viagem.

Na oração para este 02 de outubro, voltamos nossas preces a nosso Anjo da Guarda, repetindo:

“Anjo do Senhor, que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião, guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém”
Outubro é o mês missionário e em consonância c Outubro é o mês missionário e em consonância com a igreja de todo o Brasil, que celebrará a Campanha Missionária de 2023 com o tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35), a Diocese de São Mateus promoveu uma formação com objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o Mês Missionário e também para o 5º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em Manaus.

A formação aconteceu no dia 23 de setembro deste ano, durante o encontro Missionário de Foranias, envolvendo em torno de 150 missionários, representantes dos COMIPAs de todas as paróquias de nossa Diocese, com o intuito de impulsionar as comunidades irmãs, igreja irmã e a Missão ad gentes.

Na oportunidade, aconteceram momentos de espiritualidade, animação e trocas de experiências entre as diversas ações missionárias que estão sendo realizadas em nossas paróquias.

O mês missionário recorda que todos nós podemos colaborar concretamente com o movimento missionário, através da oração e da ação, com ofertas de dinheiro e de sofrimento, com o próprio testemunho. Por isso, em todas as Igrejas do mundo, no penúltimo domingo de outubro, dia 22, realiza-se a coleta missionária, destinada integralmente para a missão universal.
Vídeo enviado no último sábado (23/09) pela Ir. Vídeo enviado no último sábado (23/09) pela Ir. Regina da Costa Pedro, Diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM), para o encontro que aconteceu nas quatro foranias da Diocese em preparação ao Mês Missionário.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota, nesta quinta-feira, 14 de setembro, sobre o pedido de inclusão em pauta da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 no Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação pleiteia Não a ADPF442idade de descriminalização do aborto até as 12• semana de gestação. No texto, os bispos reafirmam o posicionamento contrário ao pedido feito na ADPF: “jamais aceitaremos quaisquer iniciativas que pretendem apoiar e promover o aborto”.

#CNBB #ADPF442 #NãoaADP442 #AbortoNão
Dia 14 de setembro, a igreja festeja a Exaltação Dia 14 de setembro, a igreja festeja a Exaltação da Santa Cruz, uma festa muito importante para os cristãos do Oriente e também do Ocidente. A celebração tem origem no século IV, quando a Verdadeira Cruz de Jesus foi descoberta, em 326, por Santa Helena de Constantinopla, mãe do imperador Constantino I, durante peregrinação à cidade de Jerusalém.

A cruz é o sinal de Cristo sobre aqueles que no Batismo são configurados a Ele em morte e glória.

O Santo Padre assinalou que “quando olhamos para a Cruz onde Jesus foi pregado, contemplamos o sinal do amor infinito de Deus para cada um de nós e a raiz da nossa salvação. ‘Daquela Cruz vem a misericórdia do Pai que abraça o mundo inteiro”.

Santa Cruz, sede a nossa salvação!
A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos co A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação à nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus.

O Antigo Testamento, também chamado de Velho Testamento, é a porção da Bíblia que registra a história da redenção no período anterior ao advento de Cristo. A palavra “testamento”, do latim _testamentum_, traduz a palavra grega _diatheke_, que indica uma aliança, um pacto ou um contrato.

Os textos, em sua ampla maioria, foram escritos em hebraico antigo. Algumas pequenas porções do Antigo Testamento também foram escritas em aramaico. Pequenas tábuas, pedras, louças, couro e pele de animal eram os materiais mais usados para a escrita naquele tempo.

Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada.

É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo.
A Natividade de Nossa Senhora, também conhecida c A Natividade de Nossa Senhora, também conhecida como o Nascimento da Virgem Maria, é uma das festas marianas mais antigas, celebrada no dia 8 de setembro, seguindo a tradição desde os primeiros séculos da Igreja. Dessa forma, completando nove meses após a festa da Imaculada Conceição.

A Virgem Maria foi escolhida por Deus antes de todos os séculos, a fim de que ela fosse a Mãe do Filho de Deus, Mãe do Salvador. Uma mulher que deve ser imitada por sua confiança, virtudes e modelo de vida cristã, para fazermos tudo de acordo com a vontade de Deus.

Isso e muitas outras coisas explicam o fato de o Povo de Deus recorrer a ela para encontrar refúgio, conforto, ajuda e proteção.

A festa da Natividade uma ocasião em que os fiéis refletem sobre a importância de Maria na história da salvação e em sua disposição em aceitar o plano de Deus para ela.
O Grito é um processo que compreende um tempo de O Grito é um processo que compreende um tempo de preparação e pré-mobilização, seguido de compromissos concretos que dão continuidade às atividades.

A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas nasceu em uma reunião de avalição do processo da 2ª Semana Social Brasileia, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu nos anos de 1993 e 1994.

O primeiro Grito dos Excluídos e Excluídas foi realizado em 7 de setembro de 1995, tendo como lema “A vida em primeiro lugar”, e ecoou em 170 localidades.

A partir de 1996, o Grito dos Excluídos e Excluídas foi assumido pela CNBB que o aprovou em sua Assembleia Geral, como parte do PRNM (Projeto Rumo ao Novo Milênio - doc. 56 nº 129). Desde sempre, é um projeto vinculado à dimensão sócio transformadora da CNBB, localizado no Setor das Pastorais Sociais.

A cada ano, o Grito se efetiva como uma imensa construção coletiva, antes, durante e após o 7 de Setembro. Mais do que uma articulação, é um processo, é uma manifestação popular carregada de simbolismo, que integra pessoas, grupos, entidades, igrejas, pastorais e movimentos populares e sociais comprometidos com as causas dos excluídos e excluídas. Ele brota do chão, é ecumênico e vivido na prática das lutas populares por direitos.
Em comemoração e celebração dos 40 anos da apr Em comemoração e celebração dos 40 anos da aprovação do documento Catequese Renovada, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou um grande encontro, entre os dias 1 a 3 de setembro de 2023, no centro de eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, localizado no Santuário Nacional.

O encontro nacional aberto a todos os catequistas do Brasil, teve como lema: “Tocar corações e impulsionar a missão”. Seu principal objetivo foi recordar o documento “Catequese renovada: orientações e conteúdo”, aprovado na 21ª Assembleia Geral da CNBB, em abril de 1983 e reimpulsionar sua recepção na Igreja no Brasil.

Este documento é mais importante para toda a igreja em termos de catequese, até a publicação do novo Diretório Nacional de Catequese (DNC), permanecendo até os dias atuais como uma grande referência para a catequese no Brasil.

Com presença fervorosa, sob a coordenação do Padre Fernando Forza e Padre Edivaldo Luís Klipel, nossa Diocese esteve presente com 37 catequistas.
A Bíblia Sagrada é composta por 73 livros, divid A Bíblia Sagrada é composta por 73 livros, divididos em Antigo Testamento e o Novo Testamento. Esta divisão se refere e simboliza a antiga e nova aliança de Deus com seu povo, tendo sempre Jesus como centro.
Entre os dias 25 e 27 de agosto, os seminaristas d Entre os dias 25 e 27 de agosto, os seminaristas do seminário maior de nossa diocese juntamente com o seu reitor Padre André Luciano Masarim realizaram vistas missionárias as famílias e comunidades da paróquia São João Paulo II – Água limpa. Essa experiência missionária faz parte do projeto de formação de nossos seminaristas, que ao longo do ano visitam algumas paróquias afim de anunciar a Palavra e conhecer mais de perto a realidade do povo de Deus.
Mostrar mais... Seguir Instagram

Menu Geral

  • Home
  • A Diocese
    • História
    • Clero
    • Religiosas
    • Seminários
    • Paróquias
    • A Palavra do Bispo
  • Notícias
  • Artigos
  • Pastorais e Movimentos
  • Downloads
  • Santuário
  • Contato

Paróquias

  • Forania Baiana
  • Forania Capixaba
  • Forania Mineira
  • Forania Praiana

Mitra Diocesana Diocese de São Mateus

Av. João XXIII, 410
CEP 29930-420 - São Mateus- ES
mitra@diocesedesaomateus.org.br
(27) 99984-5026

Copyright © 2015 - 2023 Todos Direitos Reservados.
Administrado Pela Pastoral Da Comunicação.

  • Home
  • A Diocese
    • História
    • Clero
    • Religiosas
    • Seminários
    • Paróquias
    • A Palavra do Bispo
  • Notícias
  • Artigos
  • Pastorais e Movimentos
  • Downloads
  • Santuário
  • Contato