Notícias

5 de junho de 2020

05 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e é a principal data da ONU para promover conscientização ambiental. Ao longo dos anos, vem sendo celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países, e tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema.

Nossa Igreja vem, há anos, mostrando seu compromisso e preocupação com o Meio Ambiente. Através da Campanha da Fraternidade, a CNBB propôs que toda Igreja no Brasil refletisse acerca da causa ambiental, sendo o tema da Campanha de diversos anos: 2004 – Fraternidade e Água – Água, fonte de Vida; 2007 – Fraternidade e Amazônia – Vida e Missão neste chão; 2011 – Fraternidade e a Vida no Planeta – A criação geme em dores de parto; 2016 – Casa Comum, Nossa Responsabilidade (ecumênica) – Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca; 2017 – Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida – Cultivar e guardar a criação.

Recentemente, todo o mundo voltou o olhar para o Brasil, quando através do Sínodo da Amazônia, o Santo Padre, o Papa Francisco, alertou sobre a destruição de nossa floresta.

Em nossa Igreja Particular, a Cáritas Diocesana, tradicionalmente promove a Semana do Meio Ambiente, em diversas de nossas Paróquias, com gestos concretos: reflorestamento de nascentes, reflorestamento urbano, palestras em escolas, seminários, rodas de conversas, conscientização e mobilização para coleta seletiva, conscientização do uso dos recursos naturais.

Além da Semana do Meio Ambiente, a Cáritas Diocesana promove e assiste diversos projetos que expressam o cuidado com a Casa Comum: Plantando água e colhendo vida; Adote uma nascente, em Ecoporanga; Adote uma nascente II, em Conceição da Barra; Renascentes, em Jaguaré; Água na mesa, em São Mateus; Recuperação de APP de Nascente, em Vila Pavão e Braço do Rio; Viva Nascente; em Nova Venécia. Em 2018, em parceria do IFES,  a Cáritas promoveu o curso de Regeneração e recomposição de Aquiferos em área de recarga.

Este ano, com a suspensão de atividades pastorais devido à Pandemia, não haverá ações da Semana do Meio Ambiente. Porém, mesmo em nossas casas, cumprindo as orientações do isolamento social, podemos implementar e fortalecer ações de promoção e cuidado com o Meio Ambiente: Fazer o uso consciente da água; reutilizar, reaproveitar e reciclar tudo que for possível; cuidar do nosso lixo; preservar as árvores; não comprar animais silvestres sem registro; não pescar em épocas de reprodução; reduzir o consumo de energia elétrica, reduzir a emissão de gases provenientes da combustão; comprar de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente.

Convidamos você para, assim que se reestabelecerem as atividades pastorais, conhecer a Cáritas de sua paróquia.

Cáritas, amor em movimento.