“Sem a PASCOM, nesse tempo de Pandemia, seria um empobrecimento, um caos em nossa Diocese” (Dom Paulo Bosi Dal’Bó).
Em um dia dedicado às Comunicações Sociais em todo o Brasil, aconteceu neste domingo, 16 de maio de 2021, em nossa Diocese de São Mateus, o 1° Mutirão de Comunicação Diocesana. Que em virtude da pandemia, aconteceu por meio de plataforma eletrônica.
O Mutirão contou com a participação dos agentes da Pascom de toda nossa Diocese com uma representatividade de todas as Paróquias.
Foi um momento formativo e espontâneo com trocas de experiências e momentos de oração. O encontro contou com a presença do nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, que em uma fala movida pelos cuidados de pastor, nos relembrou a importância do trabalho desempenhado por essa Pastoral em todo território diocesano. De modo particular nestes momentos em que nossas Igrejas se fecharam, e a necessidade de chegar a todos e não desamparar o nosso povo fez-se ainda mais urgente em todo o país.
Esteve também presente nesse momento, o Coordenador Nacional da PASCOM, Marcus Tullius. Ele que é natural de Piracema (MG), iniciou sua missão na Pascom da Arquidiocese de Vitória (ES). Licenciado em Filosofia, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, pós-graduando em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia. Assessora encontros e cursos nas áreas de comunicação e liturgia. Em sua fala, trouxe uma riquíssima reflexão sobre a mensagem do Papa Francisco para o 55° Dia Mundial das Comunicações Sociais, que nesse ano teve como tema: “Vem e verás” (Jo 1, 46) – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são.
Ao refletir sobre a verdadeira missão da PASCOM, Marcus enfatizou que a comunicação humana é a mais importante, e que se não sairmos da nossa bolha, não faremos a experiência do encontro.
É preciso comunicar com a presença, e não somente com as palavras.
Ainda durante o evento, Dom Paulo falou sobre sua experiência com a comunicação durante seu curso de pós-graduação na área. Depois aproveitou para pedir a bênção sobre todos os nossos comunicadores diocesanos. No final do evento, a equipe de comunicação, teve a oportunidade de conhecer o livro do Marcus Tulius e ainda participaram do sorteio de prêmios. O evento foi encerrado com a bênção do padre Patric, assessor da Pastoral de Comunicação Diocesana.
A avaliação dos presentes foi muito positiva e já ficou o pedido de um novo encontro com outras trocas de experiências e formação. Deus seja louvado pela vida e missão dos nossos comunicadores!