Com o objetivo de refletir sobre a “Cultura do Encontro”, políticas de comunicação, perspectivas e relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, a Arquidiocese da Paraíba e a SIGNIS realizaram o 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação.
Neste evento, comunicadores profissionais, pesquisadores, agentes de pastoral e autoridades da Igreja, se reuniram para juntos debaterem sobre as novas formas de evangelização e seus impactos no campo da Comunicação Social no desafio de Comunicar para a Cultura do Encontro.
Um evento como este nos dá a oportunidade de nos encontrarmos como comunicadores de todas as partes do Brasil e partilhar nossas alegrias e fadigas no desafio da Evangelização e faz com que a nossa esperança e nossa fé se renovem, afirma o padre Patric da Silva Wanderley, Assessor Diocesano da PASCOM da diocese de São Mateus e referencial da Comissão de Comunicação do Regional Leste 3, presente no evento.
Refletindo e aprofundando sobre os aspectos teóricos e práticos da vivência e das políticas de comunicação na Igreja e na sociedade, Indihane Terra, Coordenadora da PASCOM diocesana, relata que a participação no 13° MUTICOM, foi uma experiência única. “Conhecer novas realidades, novas culturas, entender a diversidade da realidade pastoral, me levou a contemplar ainda mais a grandeza de toda essa ação pastoral. Foram dias de muito conhecimento e de partilhas valiosas. Compreendo, que é deste movimento que se dá a cultura do encontro”.
Com esta dinâmica, os Mutirões convertem-se em espaços de construção conjunta que pretende inovar as práticas e fundamentar com novas balizas o pensamento da comunicação no ambiente da Igreja e da sociedade. Para o Seminarista Kaylan Bettin Ton, que auxilia na Coordenação da PASCOM, o MUTICOM possibilita um olhar ainda mais abrangente de como um comunicador católico deve ser. “Dias inesquecíveis de experiências marcantes que ajudaram principalmente a entender a “Cultura do Encontro” trabalhado como tema geral deste evento. Recordo uma fala de Dom Valdir José de Castro (presidente da comissão para a Comunicação da CNBB), que disse: “A cultura do encontro nasce da vivência do Evangelho”. Esta cultura do encontro possibilita entendermos melhor que a comunicação na Igreja deve exclusivamente transparecer a imagem de Cristo. O comunicador católico deve, portanto, não somente circular pelas estradas digitais ou simplesmente está conectado. Deve principalmente ter uma conexão acompanhada pelo encontro verdadeiro”.
Os Mutirões Brasileiros de Comunicação reúnem, em cada edição, um grande número de comunicadores do Brasil e principalmente da região onde é promovido. Pessoas que estejam comprometidas com um objetivo central, que é fazer da comunicação, de suas políticas e de suas mídias, o principal lugar de construção de relações mais justas e solidárias, sinal do Reino anunciado pelo Mestre Perfeito da Comunicação, Jesus Cristo.


