Notícias

19 de novembro de 2022

A Igreja no Brasil celebra o 3º Ano Vocacional Nacional.


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


Neste dia 20 de novembro, solenidade de Cristo Rei do Universo, a Igreja no Brasil inicia a celebração do 3º Ano Vocacional Nacional. Proposta aprovada na 58ª Assembleia Geral da CNBB, a celebração se estenderá até 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações em nosso país.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78. Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo. O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

Nos unamos a toda a Igreja na celebração deste Ano Vocacional Nacional, em oração e prece, para que a reflexão sobre a graça da vocação, faça arder os nossos corações, para que os nossos pés se coloquem a caminho, na missão.

Mais informações sobre o Ano Vocacional Nacional podem ser acessadas pelo site oficial: https://anovocacional.cnbb.org.br/

Oração do Ano Vocacional

Senhor Jesus, 

enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,

que fazeis os corações arderem e os

pés se colocarem a caminho,

ajudai-nos a discernir a graça do vosso

chamado e a urgência da missão. 

Continuai a encantar famílias, crianças,

adolescentes, jovens e adultos,

para que sejam capazes de sonhar e se entregar,

com generosidade e vigor,

a serviço do Reino,

em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a

vocação aos Ministérios Leigos,

ao Matrimônio, à Vida Consagrada

e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,

ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação

e a responder com alegria. Amém!