Notícias

28 de julho de 2023

Abertura da Semana Nacional da Família com Instituição de Ministérios


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


Missa presidida pelo bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó

Local: Santuário do Imaculado Coração de Maria – Vinhático
Dia: 12 de agosto, às 15h


Ministério de Leitor

Fabricio Soares Pardim,
Evanderson Medeiros e
Pablo dos Santos França

O Leitor é instituído para a função que lhe é própria: ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Por isso mesmo, na missa e nos demais atos sagrados, competem-lhe as leituras da Sagrada Escritura (à exceção, porém, do Evangelho); na falta do salmista, recitará também o salmo entre as leituras; apresentará as intenções da oração universal dos fiéis, quando não houver diácono ou cantor à disposição.

Cabe-lhe, ainda: dirigir o canto e orientar a participação do povo fiel, bem como instruir os fiéis para a recepção digna dos sacramentos. Poderá, além disto, à medida que for necessário, ocupar-se da preparação de outros fiéis que sejam encarregados temporariamente da leitura da Sagrada Escritura nos atos sagrados. A fim de poder desempenhar estas tarefas com aptidão e perfeição sempre maiores, procure o leitor meditar com assiduidade a Sagrada Escritura.


Ministério de Acólito

Cosme da Rocha e
Daniel Sousa Bergamim

O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir ao Sacerdote.

É sua tarefa, portanto: cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão, nos seguintes casos: todas as vezes que faltarem ou não o puderem fazer, por. motivo de doença, idade avançada ou exigências do ministério pastoral, os ministros mencionados no cân. 845 do Código de Direito Canônico; todas as vezes também que o número dos fiéis que se aproximam da sagrada mesa for tão elevado, que possa ocasionar demora excessiva da missa. Pode ser encarregado ainda, em circunstâncias extraordinárias, de expor publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e fazer depois a reposição; não pode, porém, dar a bênção ao povo.

O Acólito desempenhar-se-á ainda mais dignamente desses encargos, se participar da Santíssima Eucaristia, com piedade sempre mais ardente, alimentando-se dela e procurando alcançar conhecimento mais profundo destes mistérios.