Notícias

30 de novembro de 2015

Ano Jubilar da misericórdia iniciará dia 13 de dezembro


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


“Sede misericordiosos como o Pai”. Este será o lema do Ano da Misericórdia que tem início no dia 8 de dezembro desde ano, na solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá em novembro de 2016.

O Ano extraordinário foi convocado pelo pontífice durante celebração da penitência, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Naquela ocasião, ele destacou. “Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho. Por isso decidi proclamar um Jubileu Extraordinário que tenha no seu centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia”, disse Francisco.

A iniciativa do papa convida ainda os fiéis do mundo inteiro a celebrarem o Sacramento da Reconciliação. De acordo com comunicado da Santa Sé, a abertura do jubileu irá acontecer no 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II e, “adquire um significado particular, impelindo a Igreja a continuar a obra começada pelo Vaticano II”.

O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, responsável pela organização das celebrações deste jubileu, recorda em nota oficial que o papa Francisco tinha afirmado no início de 2015 que se vivia “o tempo da misericórdia”. O lema episcopal do papa Francisco é ‘miserando atque eligendo’, que recorda passagem do Evangelho de São Mateus: “olhou-o com misericórdia e escolheu-o”.

Em nossa Diocese o Ano Santo da Misericórdia será aberto no dia 13 de dezembro com a abertura das duas Portas Santas, uma na Catedral  em São Mateus e outra no Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Vinhático, que serão pontos de peregrinação durante todo o ano jubilar. Em Vinhático, a missa solene que marcará a abertura da Porta Santa está marcada para as 10h da manhã, em São Mateus, a abertura da Porta Santa será marcada com uma caminhada às 18h e logo após santa missa. As duas celebrações serão presidias pelo administrador diocesano, pe. Aldir Roque Loos.