No último Domingo (11/06) aconteceu a primeira Assembleia Vocacional da Juventude nas foranias. As duas primeiras foranias que vivenciaram essa experiência foram a Praiana e a Capixaba. As paroquias que sediaram os encontros foram São Daniel Comboni em Guriri e Arcanjo São Gabriel em São Gabriel da Palha.
Com muita alegria, os jovens nas duas paróquias foram recebidos com um café da manhã e, logo após, foram convidados a se dirigirem à igreja Matriz onde se deu a realização do encontro. Em São Gabriel, a comunidade católica de vida e aliança “Sede Santos” foi quem animou o encontro e deu início desejando boas-vindas aos grupos e paróquias presentes. Em Guriri, a Pastoral da Juventude contribuiu com uma equipe de animação, fazendo uma recepção calorosa que permitiu que a juventude se sentisse bem acolhida.
Os párocos das paróquias que acolheram o encontro se fizeram presentes e deram as boas-vindas a todos, juntamente com o padre Dener Evangelista que é o coordenador do Serviço de Animação Vocacional na diocese. O encontro contou com a presença dos seminaristas e formandos das mais variadas etapas da formação diocesana, também os formadores dos seminários (Maior e Propedêutico) se fizeram presentes, contribuindo com seus testemunhos.
Em São Gabriel, os seminaristas Enilson e Daniel falaram sobre a vocação como sentido para a existência, comunicação divina que faz o coração arder, onde a vida ganha sentido quando acolhemos a vontade de Deus e, assim, no caminho podemos encontrar a verdadeira felicidade que nos enche de coragem para enfrentar os desafios da estrada percorrida. Em Guriri, o seminarista Fabricio abordou a temática da vocação como proposta de Deus para cada um como experiência única diante do desejo de realização da pessoa humana, como dilatação do mistério do amor de Deus em nós que nos preenche e nos faz suspirar de amor.
Às 11h15 os dois grupos viveram a Adoração ao Santíssimo Sacramento como um momento muito significativo, com profundo silêncio e encontro do Amor com o amado, do Criador com a criatura. Os grupos, embora, em paróquias distintas, foram convidados as rezarem pelas vocações como um só corpo diante do Pão da unidade.
Após o almoço os jovens tiveram a oportunidade de ouvir testemunhos vocacionais de leigos, casais, religiosas e presbíteros, demonstrando a diversidades das vocações e das formas de chamado, o que permite perceber que cada um possui uma experiência pessoal.
Nas duas foranias, os encontros foram marcados pela presença viva da juventude com participação foi muito positiva. Os jovens se colocaram atentos para conhecer o que é o chamado vocacional e as muitas formas que Deus chama para viver com felicidade e santidade uma vocação específica, seja no apostolado Leigo, no testemunho Matrimonial, na doação por meio da vida Religiosa e Consagrada ou com os Ministérios Ordenados.
A irmã Luzia Cavazzoni, que trabalha com a animação vocacional em São Gabriel testemunha que “foi um momento gratificante e de muita alegria poder estar no meio dos jovens que traziam dentro de si a ânsia, um coração sedento da novidade que estava à sua frente. Jovens carregados de sonhos, perspectivas, buscas, que tiveram a coragem de deixar suas casas para fazer a experiência do diferente”.
O jovem Mateus Amaral que estava em Guriri, relata que viu “com muita animação, uma juventude alegre e comprometida com a vida de comunidade. Tivemos oração, palestra, testemunhos da vivência de cada vocação, Adoração ao Santíssimo e Santa Missa”.
Na paroquia de São Gabriel o encontro terminou com a Santa Missa presidida pelo padre Enizael e em Guriri presidida pelo padre Jonathan. Após a Missa, os jovens tiveram um café e iniciaram o retorno para casa, com a certeza de que cada um foi carregando na mochila a alegria do encontro.
Louvemos a Deus por todas as graças e pela belíssima experiência vocacional vivenciada nesta Primeira Assembleia Vocacional da Juventude nas Foranias.
Equipe diocesana do SAV
Forania Capixaba


Forania Praiana


