Notícias

25 de novembro de 2015

Campanha para Evangelização 2015 tem início na Igreja no Brasil

No dia 13 de dezembro haverá coleta nacional em prol das atividades de evangelização


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


Com o lema “Sede Misericordiosos”, a Campanha para a Evangelização (CE) 2015 iniciou, no domingo, 22 de novembro, por ocasião da Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.  A atividade prosseguirá até o terceiro domingo do Advento, 13 de dezembro, encerrando com coleta nacional.

Essa atividade está em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que será aberto oficialmente pelo papa Francisco em 8 de dezembro e se estenderá até 20 de novembro do próximo ano.

A CE, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), completou 17 anos a serviço das atividades pastorais da Igreja. É articulada pela Comissão Episcopal para a Campanha para a Evangelização da CNBB.

Este ano, a mobilização nacional promove iniciativas que promovam a reflexão sobre a importância da acolhida e do perdão. “Queremos, pois, destacar que Evangelização e Misericórdia são duas faces de uma mesma ‘moeda’: evangelizar é anunciar a misericórdia divina; fazer experiência dessa misericórdia é entrar no coração do Evangelho”, explica o arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger.

O lema escolhido também volta-se ao tempo litúrgico do Advento, período de preparação para o Natal, e ao Jubileu da Misericórdia. “É preciso levar em conta que no dia 8 de dezembro, o papa Francisco abrirá o Ano da Misericórdia. No domingo seguinte, quando este mesmo Ano Jubilar estiver sendo aberto nas dioceses, estaremos no ponto alto da Campanha para a Evangelização” comenta o primaz do Brasil, dom Murilo.

Dom Murilo Krieger

Coleta nas paróquias

Criada em 1998 pela CNBB, a Campanha para a Evangelização mobiliza, anualmente, as comunidades a assumirem a responsabilidade de participar na sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil.

A distribuição dos recursos é feita da seguinte forma: 45% permanecem na própria diocese; 20% são encaminhados aos Regionais da CNBB; e os demais 35% para a CNBB Nacional. As doações, em caráter individual, também podem ser feitas pelo site: www.evangelija.com.

Durante esses anos, inúmeros projetos foram atendidos com os recursos das coletas da Campanha para a Evangelização. Dom Murilo destaca que essas iniciativas sociais são frutos dos trabalhos das dioceses por todo o Brasil.

 “As iniciativas mais importantes e significativas da Campanha para a Evangelização acontecem nas próprias dioceses. E isso é compreensível, já que é lá que os cristãos vivem e trabalham. A CNBB não vive para si mesma; tudo o que ela faz é em vista das dioceses, a quem procura servir”, pontua o arcebispo.

Material

Você pode baixar o material da CE 2015 clicando aqui.