Diante da necessidade eminente de preservar a água, cuidar das nascentes e destinar corretamente os resíduos sólidos, a rede Cáritas na Diocese de São Mateus promoveu no mês junho (2018) diversas iniciativas voltadas para o cuidado com a “Casa Comum”. As atividades foram realizadas pelas equipes Cáritas Paroquiais de Ponto Belo, São Mateus, Conceição da Barra, Vila Pavão e Braço do Rio.
Em Ponto Belo aconteceram palestras com temas voltados para o cuidado com a água, destinação adequada de resíduos, desmatamento, agricultura orgânica, aquecimento global, queimadas, poluição e extinção de espécies nativas. Momento de reflexão que contou com a participação de diversas comunidades.
No município de São Mateus ocorreu o lançamento do Projeto Água na Mesa, no dia Internacional do Meio Ambiente (05/06), através da preservação de uma nascente na micro bacia do Rio Preto. O projeto visa a mobilização dos proprietários rurais, a educação ambiental e à recuperação de outras 25 áreas de APPs de nascentes na micro bacia.
Na comunidade quilombola Angelim I, em Conceição da Barra, aconteceu reunião para encaminhamento das atividades do Projeto Adote uma Nascente II, que tem por objetivo mobilizar a comunidade para a preservação de suas nascentes.
Em Vila Pavão, foram realizadas palestras educativas nas escolas públicas do município, gincana, e mobilização para destinação adequada dos resíduos sólidos. A iniciativa envolveu diversos atores sociais na perspectiva da implantação da coleta seletiva e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos catadores de materiais recicláveis.
No Córrego do Artur, distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra, através de mutirão entre parceiros e comunidade, mais uma nascente do distrito foi preservada.
Todos os processos foram orientados por profissionais da área ambiental, através de parceria com o INCAPER e/ou Secretarias de Meio Ambiente dos municípios e as comunidades e proprietários se comprometendo a monitorar as nascentes em seu processo de recuperação.