Dom Paulo Bosi Dal’Bó

Dom Paulo Bosi Dal´Bó é natural de Rio Bananal (ES), nascido em 27 de agosto de 1962. É filho de Dionísio Dal’Bó e Iolanda Claris Bosi Dal’Bó. É formado em Ciências Contábeis, com especialização em Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV). Também possui pós-graduação em Comunicação Social pelo SEPAC (SP).

Recebeu a ordenação presbiteral em 10 de junho de 2000, na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Em sua trajetória sacerdotal exerceu diferentes atividades. Atuou como formador do Propedêutico, vigário paroquial em Marilândia, reitor do Seminário Diocesano “Maria, Mãe da Igreja” (2006 a 2010), além de coordenador diocesano da Pastoral e Serviço de Animação Vocacional (2004 a 2010). Foi representante dos presbíteros, membro da Pastoral Presbiteral e do Colégio dos Consultores. Em julho de 2015, foi eleito vigário geral da diocese.

No período de 2003 a 2008, atuou como membro da diretoria da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) do regional Leste II e da diretoria nacional da mesma entidade. De 2008 a 2010 foi presidente nacional da Osib, participando como membro do Conselho Episcopal e Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).Entre as obras publicadas destacam-se “Estar de bem com a vida” e produções sonoros, sendo três CDs: “Cantando com o jovem”, “Meu Profeta” e “Vida, Sonhos e Canções”, além de outras composições.

Foi nomeado bispo para a Diocese de São Mateus no dia 21 de outubro de 2015 pelo papa Francisco. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 12 de dezembro de 2015 na cidade de Aracruz (ES), e tomou posse como quarto bispo da Diocese de São Mateus no dia 26 de dezembro de 2015 com a presença de muito povo na catedral diocesana.