Notícias

14 de setembro de 2023

CEBs: 12º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base será realizado em Colatina/ES


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


A Diocese de Colatina será o ponto de encontro de várias comunidades de todo o Regional Leste 3, para a realização do 12º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que acontecerá entre os dias 13 a 15 de outubro, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Colatina/ES.
O evento, organizado pela Diocese de Colatina, traz como tema: “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema: “Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 65, 17ss). Um momento que pretende ser um processo para a animação e fortalecimento das comunidades eclesiais do Regional Leste 3, que compreende todo o Estado do Espírito Santo, ampliando a participação das comunidades de fé e de toda a sociedade, no sentido de olhar a vida humana e o planeta, por meio de uma mística de cuidado e fraternidade.
Nos dias 13 e 14 será a participação dos representantes das Dioceses, que deverão chegar a partir das 16h, na Paróquia Divino Espírito Santo, travessa Antônio Zago, 304, Bairro Maria das Graças, Colatina (ES).
No dia 15 de outubro, a partir das 8h, haverá a concentração para a “Caminhada das Comunidades”, com a acolhida das caravanas de todo o estado do Espírito Santo, seguida de uma caminhada, saindo da Praça Sol Poente, Avenida Beira Rio, passando pela Ponte Florentino Avidos, até o Castelão, onde acontecerá o encerramento com a Celebração Eucarística, seguida de um delicioso almoço fraterno.
Nesta celebração das comunidades é importante trazer banners com padroeiros das comunidades, faixas e cartazes. Os representantes serão acolhidos nas famílias de Colatina e, devido ao cuidado com a casa comum, é imprescindível que cada participante traga sua caneca, prato e talher.
Na esperança de construirmos um novo céu e uma nova terra (Is 66,17), os encontros de CEBs desempenham um papel fundamental na vida espiritual e social das comunidades locais, promovendo a fé, a justiça social, o diálogo e a formação de líderes engajados.