Aconteceu entre os dias 22 e 26 de fevereiro, na Reserva Florestal da Vale em Sooretama (ES), o retiro do clero da Diocese de São Mateus. O retiro contou com a presença dos seminaristas estagiários, padres de toda a Diocese juntamente com o bispo diocesano, dom Paulo Bosi Dal’Bó, que juntos refletiram sobre o tema ‘presbíteros discípulos/missionários de Jesus Cristo’.

O retiro foi assessorado por dom José Aristeu Vieira, bispo da Diocese de Luz (MG), que ajudou ao clero diocesano a refletir e rezar sobre o discipulado/missionário que todo batizado é convidado a ser, mas que para o ministro ordenado tem um grau mais significativo pelo carisma e desejo de se assemelhar ao Cristo Bom Pastor.

Foram proposto aos participantes a vivência de fortes momentos de espiritualidade, como a celebração da reconciliação, onde através de uma caminhada penitencial puderam experimentar a misericórdia do Senhor. Neste tempo quaresmal este momento se tornou ainda mais especial pelo clima misericordioso que o papa Francisco propôs com a convocação do Ano Santo da Misericórdia.

Além dos momentos de reflexão, oração, confissão, eucaristia, o retiro possibilitou ao clero diocesano uma maior comunhão e unidade com momentos de lazer e partilha de vida.