Notícias

1 de maio de 2023

Dia Vocacional: momento de Graça e Missão para a Diocese.


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


Neste final de semana (29 e 30), aconteceu no Centro Diocesano (CEDI) em São Mateus, o Dia Vocacional. Com a presença de jovens de muitas paróquias e assessorado pelas equipes SAV e PV, o momento foi marcado por experiências fortes de oração, reflexão, adoração, celebrações vocacionais, encontros, partilha de história vocacional e convivência com os seminaristas, padres e religiosas de nossa diocese.

Num movimento de abertura ao Espírito, já no início, foram convidados a se deixarem guiar pelo Senhor e a responder os anseios que brotam do coração de cada um. A vocação inquieta o coração daqueles que são chamados, sentem seus corações arderem e desejam viver um algo a mais, por isso, impulsiona a se colocar num caminho.

Ao longo do encontro os jovens tiveram a oportunidade de entenderem melhor o que é a vocação, puderam ouvir bonitos testemunhos de leigos, famílias, religiosas e sacerdotes. Em cada experiência partilhada foi possível ver como a graça e a missão estão interligadas com as diversas vocações da Igreja, como cada vocação é capaz de nos fazer viver mais de perto a graça do amor de Deus.

Na exortação Christus vivit, o Papa Francisco fala aos jovens “Deus ama a alegria dos jovens e convida-os sobretudo à alegria que se vive na comunhão fraterna (n. 167)”. A alegria é característica própria dos jovens, por isso, o encontro foi marcado por sorrisos e brincadeiras; esportes e dinâmicas, tudo isso em momentos fraternos que revelam a alegria de estarem juntos.

Durante esses momentos, os jovens tiveram a oportunidade de fazer uma experiência de disponibilidade à vontade de Deus. Com a Lectio Divina experimentaram um tempo de renovação e abertura ao Espírito e se permitiram ouvir mais profundamente a voz de Deus que fala ao coração: “Vem e segue-me” (Cf. Mt, 9, 9-13).

Ao fazer contato com a Palavra de Deus e permitir que ela ilumine a opção de vida de cada um, descobrimos que “O Amor nos lança ao amor” (n. 48). Cada jovem fez uma experiência rica de contato com o Senhor, foi chamado a dar uma resposta livre e sincera e depois como os discípulos de Emaús retornaram para anunciar aos outros a alegria vivida por eles.

No final do encontro, cada jovem se tornou peregrino no caminho de Emaús, se colocando no caminho, uns para fazerem um seguimento mais íntimo (serem acompanhados pelas congregações e equipes vocacionais) e outros para continuarem a missão da comunidade, como anunciadores da Ressurreição; mas todos retornaram com uma mesma certeza: Cristo chama e envia!