Notícias

31 de outubro de 2020

DIÁCONO WÉDIPO PAIXÃO, MISSIONÁRIO COMBONIANO, FILHO DE NOSSA DIOCESE, SERÁ ORDENADO PRESBITERO NESTE SÁBADO, 31 DE OUTUBRO


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


No Ano Vocacional Diocesano, teremos a alegria de celebrar a Ordenação Presbiteral do Diácono Wédipo Paixão Silva, missionário comboniano, filho de nossa Diocese, neste sábado, 31 de outubro de 2020, às 16h.

Diácono Wédipo nasceu em Nova Venécia, em 1989  e viveu os primeiros anos no Vale da Vitória (Km 41), morou por um tempo em Rondônia e quando eu já estava no seminário, sua família regressou ao Espirito Santo.

O diácono sentiu o chamado a vocação sacerdotal por volta dos 10 anos de idade. Sua mãe, uma pessoa de fé, sempre rezava o terço em casa, e aos domingos iam a Igreja.

Segundo o diácono, o que chamava sua atenção era ver os padres e irmãs que vinham de longe para trabalhar nas comunidades, a generosidade e dedicação daqueles missionários que haviam deixado suas famílias e partido em missão, isso o fez querer ser igual a eles.

Pouco a pouco, fez o processo de discernimento e acompanhamento vocacional, se engajando na pastorais da juventude e da criança, buscando sempre escutar o chamado que Deus fazia.

Entrou no seminário dos missionários combonianos em Curitiba/PR, no ano de 2009. Lá estudou por três anos a filosofia (2009-2011); de 2012-2014, esteve no México para fazer o noviciado, etapa essencial para vida religiosa.

No dia 10 de maio de 2014, fez sua primeira profissão religiosa, e foi enviado ao teologado internacional de São Paulo para estudar a teologia (2014-2018).

Terminada a formação de base, foi enviado novamente ao México, onde foi encarregado, junto a outros três missionários, da promoção vocacional e pastoral da juventude. Fez os votos perpétuos no dia 18 de janeiro de 2020 e foi ordenado diácono no dia 26 de janeiro. 

Quando o perguntam sobre sua vocação, o diácono costuma dizer que não se arrepende da escolha e que se tivesse outra oportunidade, escolheria ser missionário novamente. Entendendo assim o que o fundador de sua congregação, São Daniel Comboni dizia: “Se tivesse mil vidas, mil vidas eu daria para a missão”, afinal, vocação missionária é para quem gosta do desafio: o desafio de deixar a si mesmo para ir além das próprias fronteiras.

A solene Celebração Eucarística em que o Diácono Wédipo será ordenado presbítero acontecerá na Paróquia São Lucas e será presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó. Devido a pandemia, somos todos convidados a acompanhar a celebração pelos canais oficiais da Diocese.

Como Igreja Diocesana, nos alegraremos, junto à família comboniana, que recebe mais um sacerdote para a missão!

Rezemos sempre, pedindo a Deus, por intercessão de São Mateus e São Daniel Comboni, que desperte novas e santas vocações para a Igreja de Cristo.