Notícias

20 de outubro de 2022

Diocese de São Mateus divulga Síntese da Experiência Sinodal.


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


Nossa Diocese se alegra com o caminho sinodal que vem fazendo ao longo de sua história. Neste último ano, impulsionada pelo Sínodo dos Bispos, procurou vivenciar o processo de escuta como lugar privilegiado para conversão pastoral, reflexão e iluminação para uma ‘Igreja em saída’.

Durante este tempo sinodal, procuramos refletir sobre o Sínodo e sua proposta com encontros e momentos celebrativos a partir de materiais sugeridos e preparados por nossa Igreja Diocesana. O processo de escuta foi pelo link criado que contou com a participação de fiéis de vários lugares da Diocese. Foi muito enriquecedor ler o pensamento, observações e sugestões do povo para nossa Igreja particular e mundial.

Logo após, a Comissão Diocesana se reuniu para a síntese que está no arquivo abaixo para download. Foi um momento muito bonito, rico e intenso de reuniões para evidenciar o rosto dos participantes pela sua contribuição.

No Documento Preparatório (n.32) encontramos: “A síntese que cada Igreja particular elaborar na conclusão deste trabalho de escuta e discernimento constituirá a sua contribuição para o percurso da Igreja universal”. Compreendemos também que este rico trabalho ajudará nossa Igreja Particular neste importante trabalho de reavaliação e ressignificação da nossa própria caminhada sinodal. Esta síntese ajudará, por exemplo, na continuidade da vivência e implantação das prioridades diocesanas assumidas na 21ª Assembleia Geral Diocesana (08 a 10/11/2019): Formação bíblica, catequética e litúrgica em vista da iniciação à vida cristã; A missão e a comunhão na Igreja diocesana; Caridade: a serviço da vida plena para todos e Família e Juventude: lugares do encontro e da missão.

As Prioridades Diocesanas têm o intuito de continuar a promover uma Igreja profética e missionária a serviço da vida como bem ressaltou a Assembleia Diocesana. A missão é uma realidade contínua nesta Diocese e precisa cada vez mais ganhar novos contornos para realmente ser uma Igreja de comunhão e participação.

O caminho sinodal é uma realidade atual e necessária, que traz a beleza de uma Igreja unida para a avaliação e missão, mas que vive as marcas das incertezas, resistências, angústias e até polaridades. Acima de tudo, guiados pelo Espírito Santo, todos são chamados “a investigar os sinais dos tempos e a interpretá-los à luz do Evangelho” (GS, n.4) a fim de que sejamos uma verdadeira Igreja em saída, discípula missionária do Mestre.

Abaixo, segue a Síntese Sinodal na Íntegra: