Entre os dias 15 a 19 de janeiro, aconteceu o I Congresso Nacional e V Missão Sem Fronteiras da Juventude Missionária em Planaltina (DF), com objetivo de celebrar os 15 anos da JM no Brasil e viver uma experiência missionária junto as comunidades locais. Padre João Batista Vieira, assessor eclesiástico da JM, e três leigos representaram nossa Diocese no congresso.

De acordo com Padre Maurício Jardim (Diretor das Pontifícias Obras da Missionárias), este “congresso quer mostrar nossa comunhão com o Papa Francisco e destacar nossa Sinodalidade, sempre a caminho, mas nunca desenraizados”.

Durante o encontro, os participantes viveram momentos de espiritualidade, leitura orante do Evangelho, danças, dinâmicas, oficinas, rodas de conversa e conferências. Fazendo uma retrospectiva dos 15 anos de caminhada da Juventude Missionária no Brasil, orientados por Lucas Guerra e Solivan Altoé (de nossa Diocese), foi lembrado o caminho trilhado e as perspectivas para que o serviço de animação e testemunho missionário prossiga.

O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Padre Badacer Neto, reforça que, “o congresso é o ponto de chegada e de partida, pois, conclui e celebra o processo percorrido pelo triênio anterior e projeta, a partir da vivência proporcionado por ele, o próximo triênio”.

Durante a celebração de encerramento do I Congresso Nacional e V Missão Sem Fronteiras da Juventude Missionária foi lida a carta-compromisso aprovada pelos jovens que estiveram em Planaltina.
A carta, na íntegra, pode ser acessada pelo link: http://www.pom.org.br/congresso-da-juventude-missionaria-publica-carta-compromisso/
Que nossa juventude missionária continue sendo provocada a viver e anunciar o Evangelho de Cristo, numa Igreja em saída.