O município de São Mateus, por meio da Diocese local, sediou nos dias 20 e 21 de junho o tradicional Encontro de Agentes de Pastoral. Com a participação do bispo, padres, diáconos, estagiários e religiosas, o propósito foi celebrar a missão com a Palavra e a Eucaristia, além de promover a capacitação e formação voltada para temas pertinentes da atualidade, levando a reflexões e encaminhamentos pastorais com foco no fortalecimento da convivência fraterna.
A terça-feira (20) foi marcada pelo encontro com o bispo diocesano, Dom Paulo, que levou à reflexão dezenas de participantes que estudaram sobre as práticas pastorais e encaminhamentos para a futura edição do diretório sacramental da Diocese.
Na ocasião, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Éder, apresentou o roteiro de celebração – avaliação – confraternização, que será aplicado nas comunidades em preparação para a miniassembleia diocesana, prevista para ocorrer no mês de novembro deste ano.
Já na quarta-feira (21), as atividades começaram com uma oração em comunhão envolvendo todos os seminaristas. Foi um dia dedicado a eles, por ocasião da memória de São Luiz Gonzaga. Em seguida, Pe. André, que é reitor do Seminário Maior, levou o grupo a refletir sobre o tema do 18º Encontro Nacional de Presbíteros, em um dia de oração pela santificação do clero. Já as religiosas, em outro ambiente, tiveram um momento de oração no Núcleo da CRB na Diocese.
Durante os dois dias de evento, o bispo Dom Paulo presidiu a Missa com todos os presentes orando, de forma especial, pelas vocações religiosas e sacerdotais.
Na oportunidade a imagem de São Daniel Comboni foi abençoada. Ela ficará no Centro Diocesano (CEDI).
“Agradecemos à família Comboniana pela fecunda colaboração missionária em nossa Diocese ao longo destes anos, nos recordando que a vocação é graça e missão com ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (cf. Lc 24,32-33)”, concluiu Dom Paulo, bispo diocesano, ao encerrar o evento.



