No último sábado, 28/10, centenas de participantes, representantes de todas as Pastorais, Movimentos e serviços da igreja diocesana, se concentraram na Paróquia São Marcos, em Nova Venécia, para uma Formação continuada e específica.
O encontro teve início da Matriz São Marcos, onde todos foram acolhidos pelos seminaristas que apresentaram o cartaz da Campanha Missionária de 2023, que traz como tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e do ano Vocacional 2023, que traz como o tema: “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), que finalizaram com a leitura do Evangelho, proclamado pelo padre João Batista Vieira.
Em seguida, o bispo Dom Paulo fez uma grandiosa reflexão sobre o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), que fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo. Mostrou que devemos ter uma atenção quanto aos sete verbos que esse evangelho nos propõe a refletir. Aproximar, Caminhar, Perguntar, Escutar, Explicar, Celebrar e Retirar são os verbos que cada cristão leigo deve praticar, seguindo cada etapa e enfatizou tamanha alegria pelo “sim” de cada um presente no encontro.
Encerrando a parte de orientações, o padre Éder Mataveli Vargas convidou algumas pessoas que participaram do Intereclesial de CEBs, que aconteceu em Rondonópolis/MT, a darem seus testemunhos e falar um pouco como foi representar a Diocese neste encontro nacional. Em seguida encaminhou as Pastorais, acompanhadas pelo padre responsável, que se reuniram e fizeram as avaliações, planejamento e encaminhamentos para o ano de 2024.
A Diocese de São Mateus agradece cada participante, que doou um pouco de si para o crescimento da igreja de Cristo. Que o glorioso São Mateus abençoe a todos.





