13 de julho de 2023

Encontro nacional de atualização para formadores – OSIB

Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana

Data: 10 – 14/07 – Guarulhos-SP
Tema: A Formação Humano-Afetiva como meta para uma Sexualidade Integral.
Assessor: Pe Deolino Pedro Baldissera.

Considerando a importância dos presbíteros de serem formados na caridade pastoral, na comunhão e na unidade, a Diocese de São Mateus, representada pelo Padre André Luciano Masarim, Reitor do Seminário Maior São Mateus, está participando da Semana Nacional de Atualização de Formadores, que está sendo realizada entre os dias 10 a 14 de Julho, no Hotel Slaviero Essential, em Guarulhos (SP).
Anualmente, a Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) promove a Semana Nacional de Atualização de Formadores, para formadores e reitores de Seminários e Institutos.
O encontro refletirá sobre “A formação humano-afetiva como meta para uma sexualidade integral”, temática que está em comunhão com as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, documento de número 110 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e com o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil. O evento teve recorde de inscrições – irão participar 170 reitores e formadores do Brasil.
O convidado deste ano para assessorar o encontro é o padre Deolino Pedro Baldissera, sacerdote da Sociedade do Divino Salvador (SDS), bacharel em Filosofia e Teologia e tem licenciatura plena em Pedagogia e mestrado em Psicologia pela Universidade Gregoriana de Roma, com especialização em Psicologia Clínica. Possui também doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A OSIB
A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) é um organismo que visa articular e integrar os Seminários e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros presbíteros do país, respeitando a caminhada de cada regional, com suas respectivas Igrejas particulares e dos diferentes Institutos. O bispo referencial da OSIB é dom José Albuquerque de Araújo, bispo de Parintins (AM) e o padre Vagner João Pacheco de Moraes, da diocese de Osasco (SP) é o presidente da Organização.