Notícias

7 de maio de 2015

EXPERIÊNCIA DAS IRMÃS DO CENÁCULO NA SEMANA SANTA


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


Há experiências vividas que nem sempre são fácies de serem contadas. Foi o que aconteceu na Semana Santa de 31 de março a 05 de abril de 2015. Uma experiência de fé em Santo Antônio do XV, comunidade rural da paróquia de Nova Venécia, Diocese de São Mateus – Espírito Santo.

Terça Feira Santa saímos cedo para a paróquia de Boa Esperança, onde foi concelebrada a missa dos Santos Óleos. Os padres renovaram suas promessas sacerdotais. Foi um momento muito orante como também de convivência fraterna, almoço comunitário entre padres, religiosas e representantes das pastorais.

Imediatamente após o almoço, fomos encaminhadas para a cidade de Nova Venécia pelos padres desta paróquia, onde nos aguardava a senhora Leonora, ministra da Eucaristia, que nos conduziu até a comunidade rural chamada Santo Antônio do XV. Lugar montanhoso, rios, criatórios de peixe, pequenos e médios produtores rurais. Fomos acolhidas na casa do casal mais antigo do lugar, e em cujo centrinho ergue-se a torre da Igreja construída por eles. À noite, tivemos o primeiro contato com as equipes. Em seguida cada uma foi com sua família que nos acolhia por dois ou mais dias. Assim pudemos vivenciar em diferentes famílias. Durante o dia éramos acompanhadas por um dos membros das equipes para as visitas nas casas, famílias, especialmente os doentes ou pessoas de maior  necessidade e afastadas da comunidade. À noite, muitos vinham à igreja para a celebração da Palavra, de antemão preparada com as equipes do local.

Na noite da Vigília Pascal, o Fogo Novo foi aceso na pracinha única e central do lugar, seguido por todos para igreja onde continuou a celebração com o canto do exultet, sentido da noite etc.

Domingo de Páscoa, celebração às 8h, seguido de um farto café comunitário, alegre convivência e despedida das Irmãs que voltaram carregadas de dádivas da natureza, generosidade do povo acolhedor, flores e frutos: mandioca, batata, laranja, feijão, frango, cana de açúcar, cereais, pequenos presentes e muitos amigos (as).

O que mais nos chamou atenção, além da participação nas celebrações e o empenho ao preparar bem e participar, foram o acolhimento e o desejo de serem visitados pelas Irmãs. Rezar juntos na casa onde quase sempre encontrávamos 5 a 10 pessoas. Aí falamos que a casa é o santuário, lugar e espaço sagrado da família. Escola do coração, onde todos se encontram, convivem, rezam, trabalham, descansam, etc.  Muitas vezes estas conversas  e escutas começavam  sentados ou em pé, debaixo das árvores ou na cozinha. Refletíamos o que estávamos fazendo nesta Semana. Que semana estávamos vivendo. As pessoas eram tocadas, desejosas de partilhar também suas vidas, nunca tinham conversado com Irmãs. Nem todas tinham condição de ir à Igreja à noite ou por conta das distâncias, problemas, saúde etc. Praticamente todas as famílias foram visitadas, independente das distâncias, dos morros a subir e descer, das porteiras para abrir e fechar.

Indagados sobre a realidade da juventude e adolescentes e sua ausência nas celebrações, nos disseram que se quiséssemos encontrá-los, seria nas escolas. Assim, a escola do lugarejo abriu as portas, o dia todo, na quinta feira, onde o tempo foi dividido entre as turmas do pré ao segundo grau. Nosso maior contato foi com a juventude e adolescentes, Aproveitávamos também para atraí-los, convidá-los a participar na comunidade.

Nas famílias onde fomos hospedadas, nos sentíamos parte da mesma, escutá-los, preparar as refeições, ir à roça colher os frutos da terra; as crianças ou jovens, aos poucos iam se achegando, perguntando, era muito gratificante.

Ficamos imensamente gratas ao Pe. Edivaldo e padres da Paróquia de Nova Venécia que nos acolheram e ajudaram a vivenciarmos esta bela e rica experiência de missão, que nos coloca dentro e no ritmo das Santas Missões Populares!

Por tudo, demos graças ao nosso bom Deus!

Irmãs do Cenáculo (Isabel, Sonia e Helena)

São Mateus, 27 de abril de 2015

semana santa 2 2015