Durante dez dias a paróquia e toda a Diocese de São Mateus foi inundada pelo espírito contagiante das festividades do padroeiro São Mateus. Os festejos, que tiveram início no dia 12 de setembro com o primeiro dia da novena que teve missa todos os dias e ainda contou com a 5ª Caminhada das Famílias, saindo do balneário de Guriri rumo a Catedral em São Mateus.

O dia de São Mateus,21 de setembro, foi marcado por uma grande programação, que começou logo cedo com a oração das Laudes presidida por padre Aldir Roque Loss e animada pelos seminaristas da Diocese. Logo após, às 7h, aconteceu a primeira missa solene, que também foi presidida por padre Aldir. As 10h, dom Luís Mancilha Vilela, arcebispo metropolitano de Vitória, presidiu a segunda missa do dia que também contou com a presença de mais três bispos, padres, religiosas e leigos vindos de todas as paróquias da Diocese.

Na parte da tarde, às 16h, aconteceu a terceira missa do dia, que foi prosseguida pela tradicional procissão de São Mateus, que tomou conta das ruas da cidade. Ao final da procissão, os fieis foram surpreendidos com uma grandiosa queima de fogos que emocionou a todos.
