Para celebrar a instalação do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as Igrejas Particulares do Estado do Espírito Santo estarão reunidas em uma Missa em Ação de Graças. O evento será promovido no sábado, 11 de dezembro, às 10h, no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES).
A cerimônia marca o início das atividades que serão desenvolvidas no decorrer dos próximos anos e deve reunir bispos, padres, autoridades políticas, religiosos e religiosas, seminaristas, membros da CNBB de outros estados e fiéis da arquidiocese de Vitória e das dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus.
TRANSMISSÃO AO VIVO
A celebração eucarística pela instalação será transmitida pelas redes sociais do Regional Leste 3, a partir das 10h. Para acompanhar, acesse e se inscreva no canal do Youtube: CNBB Regional Leste 3 e/ou curta a página do Facebook: CNBB Leste 3.
HISTÓRICO
A criação do Regional Leste 3, composto pela Arquidiocese de Vitória e as Dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus, foi aprovada durante a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional do Bispos do Brasil no dia 14 de abril de 2021.
Em 25 de maio de 2021, os membros do Regional Leste 3 (Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se reuniram no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória, para eleger a presidência para o triênio 2021-2023, que ficou assim constituída: Presidente: Dom Frei Dario Campos, arcebispo metropolitano de Vitória; Vice-Presidente: Dom Paulo Bosi Dal´Bó, bispo diocesano de São Mateus; e Secretário: Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim.
Entre as oportunidades e forças vislumbradas com o novo Regional, está a colegialidade da ação comum, o estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características das Comunidades Eclesiais de Base, com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba; coordenar as atividades em sintonia com a CNBB e a Santa Sé; e animar a dimensão social da evangelização a partir da realidade capixaba.