Aconteceu no último dia 13 de Maio de 2023, o 1° Intercâmbio de agentes das Cáritas Paroquiais na Diocese de São Mateus. A sede desse encontro se deu no Centro Diocesano (CEDI) e contou com a participação de 40 agentes Cáritas, representantes de 14 paróquias e também 04 membros da Cáritas Regional/ES.
Os trabalhos tiveram início com uma belíssima apresentação das crianças e adolescentes do Projeto Margarida Gerna (Sede),onde coreografaram sobre os cuidados do Educador Social Júlio Costa, a música Casa Comum.
Parte do encontro foi assessorado pela Irmã Luzia, com o tema Sinodalidade e Espiritualidade e pela Coordenadora da Cáritas Diocesana, a senhora Ana Paula Carvalho, com a temática “O que é Cáritas?”
As equipes diocesanas também tiveram a oportunidade de apresentar um pouco das ações desempenhadas em suas respectivas paróquias e de juntos dialogarem sobre as demandas e as ações pautadas sempre na busca da sociedade do bem viver.
O encontro aconteceu em consonância com a 22° Assembleia Geral da Cáritas Internacional.
Dom Mário, arcebispo metropolitano de Cuiabá/MT e presidente da Cáritas Brasileira, compartilha conosco o sentimento de sinodalidade que está presente na trajetória da Rede Cáritas; “Sabemos que a Cáritas é um sinal da sinodalidade na Igreja como tem demonstrado toda a sua história, com capacidade de construir caminhos novos de fraternidade. De que maneira ? Pela escuta, a escuta do essencial da vida, da vida humana, através da sabedoria e do clamor dos mais pobres, até mesmo lembramos de que o Sínodo para a Amazônia foi um sinal de que a proximidade é necessária para que o processo sinodal aconteça”