
No último dia 15 de maio de 2021, em missa solene presidida pelo nosso Bispo Dom Paulo, a irmã Maria Elisa (Rosilan Dagmar) Soares Piorski, OSB, realizou a sua primeira Profissão Monástica. Ela escolheu como lema de sua consagração: “Pela graça de Deus” (At 18,27).
No dia 15 de maio, a Ordem de São Bento celebra a memória de São Pacômio. Ele é o fundador da vida monástica, ou cenobítica, o estilo de vida do nosso mosteiro da Virgem de Guadalupe.
Devido a pandemia, a celebração foi restrita aos padres, às monjas beneditinas, e a membros da Pascom que transmitiram a Santa Missa online para os familiares da ir. Maria Elisa, que é natural de Imperatriz no Maranhão.
Pe. André Luciano Masarim, confessor e diretor espiritual da ir. Maria Elisa, proferiu a homilia da Santa Missa. Segue um trecho da homilia:
“Essa escolha manifesta a sabedoria do coração e a beleza espiritual; é o que se pode dizer de beleza ofuscante da pessoa luminosa. Esse estilo de vida é renúncia e é amor. Não se trata de bem e mal, de força ou fraqueza, melhor ou pior, mas sabe-se que quem a assume no âmbito espiritual precisa se empenhar na experiência do amor divino, na adesão que confia, na fidelidade da oração e na contemplação, e no âmbito humano precisa de abertura ao outro, autonomia afetiva, capacidade de solidão e afeto desinteressado. Este modo de vida se abre para a vida e vida em abundância. Renunciar as coisas do mundo e seus atrativos e assumir esse modelo de vida o que é senão se arrumar para agradar ao Senhor. Hoje és uma noiva para Cristo”.
Na celebração do ano vocacional, demos graças a Deus pela consagração desta jovem! Rezemos pela Irmã Maria Elisa, que continua sua formação na vida monástica em direção à sua consagração definitiva, e por todas as vocações!