Notícias

8 de agosto de 2023

Movimento Vocacional Serra celebra 25 anos de presença na Diocese de São Mateus


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


Os grupos do Movimento Vocacional Serra presentes em nossa Diocese se reuniram no último domingo, dia 06 de agosto, para o seu encontro anual de espiritualidade na Catedral de São Mateus. Este encontro foi marcado também pela celebração do jubileu dos 25 anos de presença do movimento em nossa Diocese.
O Movimento Vocacional Serra é um movimento da Igreja Católica, formado por fieis leigos, homens e mulheres, que amam o trabalho vocacional e a ele se dedicam. Sua principal missão é rezar e zelar pelas vocações, pelos vocacionados e consagrados: sacerdotes, religiosos e missionários. Além da oração, seus membros são ativos na Animação Vocacional, contribuem materialmente com a formação dos seminaristas e religiosas, e auxiliam os padres na missão paroquial. Em nossa Diocese, o Movimento foi desejado e acolhido por Dom Aldo Gerna, tendo sempre recebido o apoio e a atenção dos seus sucessores, Dom Zanoni e Dom Paulo.
O encontro de espiritualidade deste ano teve lugar na Catedral de São Mateus, tendo sido acolhido pela Paróquia de São Mateus, em vista da celebração do jubileu dos 25 anos. Iniciou-se com a acolhida das paróquias, café da manhã e oração de abertura. O Encontro seguiu-se com uma bonita memória da história do Movimento na Diocese, com relatos de pessoas que fizeram parte da história do movimento, padres, leigos e coordenadores nacionais do movimento que sempre aqui se fizeram presentes. De modo especial, menciona-se o sr. Edgar Pimentel, do Movimento Serra da Arquidiocese de Curitiba-PR, que estava presente no encontro deste ano. O encontro também contou com muita animação e alegria dos participantes. A parte da manhã encerrou-se com uma mensagem do Bispo Diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó.
A parte da tarde foi mais dedicada à oração, com a Hora Santa Vocacional, conduzida pelo padre Dener e pelos seminaristas Evanderson e Rafael. Foi um momento especial de oração e contemplação de Jesus na Santíssima Eucaristia, elevando a Ele as preces pelas vocações. O encerramento se deu com a Santa Missa presidida pelo Padre Dener Evangelista, assessor diocesano do Movimento Serra, e concelebrada pelos padres André Luciano Masarim e João Batista Vieira. Na ocasião, os grupos Serra das paróquias de São João Paulo II e Arcanjo São Gabriel receberam a Carta de Reconhecimento do Movimento Serra Nacional e a bandeira do Serra para suas paróquias.
Deus seja louvado pelo grande serviço às vocações prestados, ao longo destes 25 anos, pelos irmãos e irmãs serranos em nossa Diocese. Em tempo, dentro das celebrações do Mês Vocacional e do 3º Ano Vocacional do Brasil, pedimos ao Senhor da Messe que envie sempre trabalhadores, missionários e missionárias, para sua Igreja.