Nesta quarta-feira, 27 de Outubro de 2021 o Papa Francisco nomeou o Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, da Arquidiocese de Mariana (MG), como novo bispo diocesano da Diocese de Colatina- ES.
Desde Janeiro deste ano, quando Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi nomeado para a Diocese de Lorena (SP), a Diocese encontrava-se sem bispo.
O Padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa, é atualmente pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), na Arquidiocese de Mariana. Padre Lauro Sérgio tem 62 anos e é natural de Ouro Preto (MG).
É licenciado em História e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O bacharelado em Teologia foi cursado no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil, em Belo Horizonte (MG). Cônego Lauro é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Entre as décadas de 1980 e 1990, foi pesquisador do Instituto de Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (IAC/UFOP) e atuou como coordenador do Núcleo de Ação Cultural do IAC/UFOP.
Em 1994, iniciou uma trajetória de serviços no Seminário São José, de Mariana. Integrou a equipe de formadores do seminário arquidiocesano por dez anos. Nesse período, foi professor de Filosofia e Teologia, diretor de estudos do Instituto de Teologia e reitor. De 2005 a 2014, foi diretor da Escola Diaconal São Lourenço.
Seu currículo ainda contém atividades como vigário paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana; assessor do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Mariana; presidente da Organização de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Leste 2 da CNBB (2007 a 2011); assessor da Pastoral Familiar na Região Pastoral Mariana Leste; vigário episcopal; e diretor executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese De Mariana (Fundarq).
O novo bispo também integrou diversos Conselhos da Arquidiocese de Marina, de 2006 e 2019: Colégio de Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Conselho Administrativo e Econômico, Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação e Conselho Diretor da Fundarq.
Cônego Lauro é autor do livro “Memórias de Ouro Preto” e colaborou na publicação da Academia Ouro-Pretana de Letras “A Família Ouro-Pretana”.
No processo de elaboração e redação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023), padre Lauro integrou a Comissão de Assessores da CNBB.
Fonte: https://diocesedecolatina.org.br/papa-francisco-nomeia-nosso-novo-bispo-conego-lauro-sergio-versiani-barbosa/
Créditos: CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.