Em sua encíclica, a “Fratelli Tutti”, o Papa Francisco fez uma convocação a vivermos unidos, dedicando-nos à construção da “fraternidade e à amizade social, inspirado no exemplo de São Francisco de Assis”. O chamado do Santo Padre encontrou eco na sociedade e suscitou em muitos à reflexão: quais são os caminhos possíveis para seguirmos em direção a um mundo mais justo e fraterno? A Vivência cidadã da fé pode contribuir?
Sendo assim, inspirados pelo magistério do papa Francisco, a Prioridade Caridade: a serviço da vida plena para todos, formada pelas pastorais sociais, Cáritas diocesana, conselho diocesano de Leigos e Comissão pastoral da Terra e outros, estivemos reunidos no dia 30 de abril, das 08h às 15h30, na paróquia São Marcos, no munícipio de Nova Venécia para o “ENCONTRO DIOCESANO DE FÉ E CIDADANIA”.
O encontro teve como tema: “COM FÉ E TEIMOSIA O CRISTÃO(Ã) PROMOVE A CIDADANIA: A LUZ DO MAGISTÉRIO DO PAPA FRANCISCO”. Conduzido pelo prof. Edebrande Cavalieri, titular do curso de filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-doutorado em Ciências da Religião.
Setenta participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre a busca de um itinerário em que as pastorais sociais que devem percorrer. Um Olhar sobre a atual conjuntura sociopolítica, socioeconômica, socioambiental e sociocultural que tem desafiado a Igreja, os movimentos sociais e populares, comunidades do campo e da cidade a ter esperança de propor outros futuros, a romper com estruturas de violência, injustiça social e de destruição da Casa Comum.