Notícias

21 de fevereiro de 2017

PASTORAL CARCERÁRIA PROMOVE CURSO DE FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA JUSTIÇA RESTAURATIVA


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


A Pastoral Carcerária da Diocese de São Mateus, reuniu-se de 08 a 19 de fevereiro, para o Curso de Fundamentos e Práticas da Justiça Restaurativa. O Curso foi ministrado em 03 Etapas, sendo a 1ª etapa voltada para a compreensão dos Fundamentos da Justiça Restaurativa (carga horária de 40 horas); a 2ª etapa, as Práticas da Justiça Restaurativa (carga horária de 40 horas) e a 3ª etapa, Capacitação de Multiplicadores dos Fundamentos da Justiça Restaurativa (carga horária de 20 horas).

Foram capacitados 60 (sessenta) agentes de diversos segmentos: pastorais, movimentos, advogados, professores, agentes de unidade prisionais, religiosos das mais diversas denominações, lideranças comunitárias e comunidade geral, com o intuito de fomentar uma cultura de paz e capacitar pessoas que venha empregar as práticas da Justiça Restaurativa nos diversos campos de atuação: unidades prisionais, escolas, projetos sociais, dentre outros segmentos.

O curso foi facilitado pela Ir. Imelda Maria Jacoby, coordenadora da Justiça Restaurativa na Pastoral Carcerária do Rio Grande do Sul e co-facilitado por Vinícius Francisco Toazza, coordenador Arquidiocesano da Pastoral Carcerária em Passo Fundo, RS.

A Justiça Restaurativa, como uma tendência na resolução de conflitos, é uma forma célere e informal de restaurar as relações e prevenir futuras violências. É neste sentido, que a Pastoral Carcerária, sonha em implantar um programa de pacificação social, por meio de voluntários capacitados em auto composição. Ademais, o próprio Poder judiciário, na Resolução 225/2016 do CNJ, já dispõe sobre a política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do seu Poder.