A Juventude Missionária da Diocese de São Mateus se reuniu entre os dias 1 e 2 de julho na Paróquia São João Evangelista, Pinheiros, para a realização de sua IV Jornada Missionária Diocesana. A jornada contou com a presença dos jovens da Juventude Missionária, padres, Irmã, seminaristas, vocacionados, entre outros. Seu objetivo era proporcionar espaço de vivencia, partilha e fortalecer o carisma missionário da juventude.
Esta Jornada Missionária teve como tema, “Jovens das Igrejas locais aos confins do mundo” e como lema “Corações ardentes, pés a caminho” em sintonia com o 3º Ano Vocacional Nacional e com o 5º Congresso Nacional Missionário a se realizar em novembro deste ano em Manaus-AM. A sua realização despertou no coração dos participantes o ardor pela missão. O testemunho de uma jovem corrobora esta afirmativa, disse ela: “a experiência da missão nos possibilitou sair de nós mesmos e ir ao encontro do Cristo presente em cada irmão”. Ser missionário é corresponder à nossa vocação cristã de discípulos de Jesus Cristo e “tornar visível o amor misericordioso do Pai, especialmente para com os pobres e pecadores” (DAp, 147).
Pe. Genilson secretário nacional das Pontifícias Obras da Propagação da Fé (POPF) assessorou os momentos formativos ajudando os jovens a compreender que a missão além fronteiras, não acontece somente em terras distantes, mas quando se rompe a barreira do comodismo, que possa existir dentro de cada um, e se coloca os pés a caminho com o coração ardente para levar aos irmão e irmãs, das comunidades locais ou longínquas, a Boa Notícia do evangelho.
Os testemunhos das experiências missionárias da Irmã Dina (Comboniana) na República Democrática do Kongo na África e de Orly Coco (missionário leigo) na Prelazia de Lábrea no Amazonas reforçou no coração dos jovens a importância da missão ad gentes. Contudo, foram os jovens os grandes protagonistas desta jornada, seja pela contribuição nos momentos de partilha, pela participação nos momentos de animação, apresentações culturais e teatrais bem como nas missas e visitas às famílias da zona rural do município. Vale ressaltar também a participação de seminaristas representando o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do estado, na pessoa do seminarista Marcos Antônio de Almeida Oliveira, coordenador do COMISE Leste 3.
Os jovens que participaram desta experiência retornaram para as suas paróquias e comunidades dispostos a seguir os passos missionários de Jesus. Alguns estão motivados a formar grupo de Jovens Missionários para visitar as famílias em suas comunidades locais. Outros foram tocados no que diz respeito ao seu chamado vocacional, uma vez que a experiência de missão lhes possibilitou perceber que de fato “a messe é grande e os operários são poucos” (Cf. Lc 9, 1-9).
A realização da IV Jornada Diocesana da Juventude Missionária contribuiu significativamente para o despertar missionário no coração dos jovens da Diocese de São Mateus e cumpriu o seu objetivo de modo que os jovens foram abrasados pelo ardor missionário da Igreja de Cristo e provocados a responder com alegria ao Seu chamado para a missão.


