Notícias

6 de maio de 2019

Saiba as últimas informações sobre a 57ª Assembleia Geral da CNBB


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


A primeira semana da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que acontece no Santuário Nacional de Aparecida foi dedicada à aprovação das Diretrizes Pastorais para os próximos 4 anos. Por isso o tema central desta assembleia foi o estudo e aprovação das Diretrizes. Outros assuntos foram apresentados, relembrados, discutidos e refletidos, como a missão de cada uma das 12 Comissões Pastorais, o Sínodo para a Pan-Amazônia para o qual o Papa Francisco elegeu para relator geral, Dom Claudio Hummes, o mês missionário extraordinário, o XVIII Congresso Eucarístico Nacional que acontece em Recife em novembro de 2020, a conjuntura sociopolítica, os resultados do Sínodo para a juventude e ainda a aprovação do último texto da tradução do Missal Romano. O texto seguirá para a aprovação da Santa Sé e deverá estar disponível entre 1 ano e 1 ano e meio.

No dia 1º de maio, tradicionalmente comemorado como o dia do trabalhador, teve uma mensagem especial dos bispos, transmitida à imprensa por Dom Guilherme Werlang, bispo de Lajes e presidente da Comissão para a Ação Social Transformadora. Dom Guilherme falou das conquistas no mundo do trabalho, mas apontou a falta de emprego, o desenvolvimento que visa apenas o lucro e a reforma política como preocupações da Igreja.

O tema central esteve presente em vários momentos ao longo da semana. Logo no primeiro dia, Dom Sergio da Rocha, cardeal arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB, apresentou de maneira geral os pontos principais das diretrizes durante a missa que presidiu; Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre e membro da Comissão de Redação, apresentou os quatro pontos do documento: A Palavra – O Pão – A Caridade – A Missão e, falou da importância das diretrizes para assegurar a comunhão da Igreja no Brasil; o texto foi lido e aprovado pelos bispos na manhã de sábado e deve estar disponível a partir de hoje, 6 de maio.

A semana terminou com o retiro dos bispos na tarde de sábado e manhã de domingo. O momento para fortalecer a espiritualidade foi orientado pelo Arcebispo Português que é arquivista e bibliotecário no Vaticano, Dom José Tolentino Mendonça.

A partir desta segunda-feira, 06 de maio, tem início o processo eleitoral que escolherá os Bispos que estarão à frente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo próximo quadriênio (2019-2023). O episcopado brasileiro, através de voto secreto, elegerá o presidente, vice-presidente, segundo vice-presidente, secretário-geral, presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB e seus representantes junto à Conferência Episcopal Latino-americana (Celam).

Fonte: CNBB | Arquidiocese de Vitória | Regional Leste II