A Semana da Solidariedade acontece anualmente em toda a rede Cáritas e tem por objetivo despertar a cultura do cuidado e da solidariedade, através de gestos concretos que motivem o bem comum entre as pessoas e com o meio ambiente.
Inspirada na frase: “Não amemos com palavras, mas com obras” (Papa Francisco) neste ano com início no dia 05 de novembro, a Cáritas promoveu ações em 10 Paróquias da Diocese, através das equipes Cáritas Paroquiais. Cerca de 2.100 participaram das atividades.
Em Águia Branca aconteceram 08 palestras em 04 escolas municipais, com a participação de 600 alunos que puderam compreender os efeitos da Violência Doméstica de Mulheres e como denunciá-la. Também aconteceu um Seminário voltado para o tema violência, no qual mobilizou 30 pessoas de comunidades locais.
No Distrito de Braço do Rio no dia 07, foi realizado Seminário cujo tema abordou a Violência Doméstica de mulheres, crianças e adolescentes, movimentando 11 comunidades da Paróquia, cerca de 180 pessoas.
Ainda no dia 07, aconteceu em Ecoporanga palestra voltada para o cuidado com o meio ambiente e a preservação de nascentes mobilizando 42 representes de comunidades da Paróquia e Comitê de Bacias.
No dia 08 em Nova Venécia aconteceu uma Celebração Eucarística seguida de Bazar Solidário, cantina e diversas apresentações culturais. Cerca de 650 pessoas das 03 Paróquias de Nova Venécia participaram desse momento.
Em São Mateus entre os dias 08 a 10 de novembro, aconteceu a 6ª Feira da Solidariedade, onde 21 empreendimentos de economia solidária dos municípios de: Pinheiros, Nova Venécia, Jaguaré, São Mateus e Pedro Canário puderam comercializar produtos da agricultura familiar, artesanatos e culinária da região. A Cáritas Paroquial também se fez presente com o Bazar Solidário. Cerca de 250 visitaram a Feira.
Ainda no dia 08, em Barra de São Francisco foi realizado um café da manhã solidário para as pessoas em situação de rua do município. Cerca de 30 pessoas participaram.
No dia 10, em Vila Valério e Conceição da Barra aconteceu “Ação Cidadã” com a participação de toda comunidade, na qual foram orientadas sobre os benefícios da assistência social, resolução de casos jurídicos, cuidados com a saúde, beleza e bem-estar. Cerca de 250 foram beneficiadas pela atividade.
Em Vila Pavão, devido a chuva, a Roda de Conversa sobre recursos hídricos, seguida de celebração eucarística, benção da nascente e diversas atividades culturais foi transferida para o dia 25/11.
Na noite de domingo (11/11) aconteceram duas missas de Ação de Graças pela Semana da Solidariedade, em São Gabriel da Palha e São Mateus, celebradas pelo Presidente da Cáritas, Padre Fernando Forza e pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó respectivamente.
Fonte: Cáritas Diocesana