Notícias

18 de junho de 2021

Seminarista Estagiário Magno Nogueira será ordenado Diácono neste sábado, dia 19


Publicado por: Pastoral da Comunicação Diocesana


Em Solene Celebração Eucarística presidida por nosso Bispo, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, o Seminarista Estagiário Magno Nogueira será ordenado Diácono no próximo sábado, dia 19 de junho, na Paróquia São Marcos, em Nova Venécia.

Magno é natural de Boa Esperança, filho de Adeão Andrade Pereira e Vilma Nogeuira Pereira e foi enviado ao Seminário Propedêutico no ano 2013 pela Paróquia N. Sra das Graças. Em 2014, foi para o Seminário Maior em Carapina. Concluiu o curso de filosofia em 2016, e o curso de teologia em 2020.

Como estagiário, Magno passou pela Paróquia São Daniel Comboni, em Guriri, de 2017 a 2018; Paróquia Santa Rita, em Nova Venécia, no ano de 2019; Paróquia São Francisco de Assis, em Barra de São Francisco, em 2020; e atualmente faz estágio pastoral na Paróquia São Marcos, em Nova Venécia.

Devido a pandemia, a celebração terá participação restrita quanto ao número de fiéis, porém todos poderão acompanhar, com suas orações, através da transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Diocese de São Mateus, pela Rádio Kairós fm e demais meios de comunicação.

Peçamos a Maria Santíssima, Mãe das vocações, que interceda pelo seminarista Magno Nogueira Pereira, a fim de que a exemplo de Jesus Servo, este nosso irmão viva o serviço e a caridade em seu ministério diaconal, em favor de todo povo de Deus.

Leia abaixo a entrevista feita pela Pascom Diocesana com o Seminarista Magno

Antes de ingressar no seminário, tinha outros planos, sonhos?

Eu trabalhava no Escritório de um supermercado. Tinha plano de ser Radialista e constituir família, assim como a maioria dos jovens.

Qual era sua ligação com a Igreja Católica, antes de sua decisão de entrar para o seminário Diocesano?

Sempre fui Católico praticante, fiz a catequese regularmente. Meus pais criaram os filhos sempre na Igreja e prezava pelos Sacramentos. Antes de entrar no Seminário eu fui na comunidade: Secretário, Catequista, Coordenador de Catequese e por fim, Coordenador da comunidade, quando comecei a pensar em entrar no Seminário.

Pensou em ingressar em algum outro seminário?

Não! Nunca me vi em outra vocação religiosa que não fosse Padre Diocesano.

Qual sua maior motivação para ingresso no seminário?

Ser Padre para servir e anunciar a Palavra de Deus. Gostei de observar as atitudes de Jesus. Então pensei que como Padre eu poderia fazer ao menos um pouquinho do Ele fez na relação com as pessoas.

A sua família, como reagiu diante de tal noticia?

Mainha e meus irmãos me apoiaram desde o início.  Papai teve um pouco mais de resistência. Ele aceitou melhor depois que eu fui para o Seminário Maior. Mas hoje ele me apoio totalmente, assim como toda minha família.

Conte um pouco da sua inspiração para a escolha do Lema de sua ordenação Diaconal.

Eu sempre gostei de pregar a Palavra de Deus. Sou missionário na minha comunidade de origem desde os 09 anos de idade. Mas, o ponto alto, foi quando em 2019, quando estava na Missa, era dia 21 de Outubro e eu fazia 28 anos de batizado. Naquela Missa, tivemos Batizado e a segunda Leitura era esta da 2° Carta de São Paulo a Timóteo a qual escolhi o Lema. Quando a pessoa que proclamava a leitura proferiu esta frase, isso soou forte em meu coração, foi quando comecei a rezar pensando em ser este meu lema. Meu desejo é: Proclamar a Palavra de Deus não apenas com os lábios, mas, sobretudo com minha vida, minhas atitudes e modo de proceder. Sobretudo no cuidado ao outro.

Fale um pouco dos sonhos e anseios, pós Ordenação Diaconal.

Desejo do fundo do meu coração estar em sintonia com meu Bispo, ser obediente e colaborar com o serviço da evangelização. Quero servir com amor ao povo de Deus celebrando com dignidade os sacramentos e a Palavra e servindo indistintamente na caridade, a todos que o Senhor colocar em meu caminho.