De 5 a 17 de janeiro, aconteceu a 1ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional “Pés a Caminho”, na Arquidiocese de Manaus, Prelazia de Itacoatiara, Diocese de Coari, no Amazonas, com a presença de seminaristas, diáconos, padres, bispos, religiosos e religiosas, juventude missionária e também de leigos e leigas. Entres os participantes estavam os seminaristas Cosme da Rocha e Daniel Sousa Bergamin do 4º ano de Teologia, etapa da Configuração.
No entanto, eles relatam: “Já dizia São Paulo VI: “Cristo aponta para a Amazônia”, e também motivados pelo Ano Vocacional Nacional 2023, “Corações ardentes, Pés a Caminho”, expressamos nossa alegria e encantamento para com a Igreja local, cheia de riquezas e desafios, de um povo simples, acolhedor e corajoso.
Nos últimos dias vimos, ouvimos e sentimos histórias de alegria e esperança. Encontramos pessoas que mesmo com seus desafios socioeconômicos, políticos e religiosos, ainda assim dizem: “Eu vivo num paraíso”. O que nos leva a acreditar cada vez mais no sonho do Papa Francisco para a Igreja da Amazônia.
Pudemos aprender muito com esse povo e nesses dias, o nosso coração ficou marcado com histórias surpreendentes e cativantes. A nossa vocação se fortalece e o desejo de servir a Cristo no próximo aumenta ainda mais. Dom Leonardo Steiner, cardeal arcebispo de Manaus, encorajava aos seminaristas a serem simples e servidores daqueles mais esquecidos da sociedade.
Somos gratos a Deus por esta oportunidade única em nossas vidas e também a Diocese de São Mateus, nas pessoas de nosso Bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó, nosso reitor, Pe. André Luciano Masarim, por nossos irmãos seminaristas e também um incontável número de amigos que rezaram para que esse momento não fosse apenas nosso, mas de todo o povo da Diocese de São Mateus.
Que a Imaculada Conceição, a Mãe da Amazônia, São Mateus, intercedam a Deus sempre por esse povo. A Igreja é missão! Abramo-nos ao espírito missionário sempre, fazendo o que Jesus disse aos seus discípulos: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos” (cf. Mt 28,19a)”.







